tranferência

Comunicar e argumentar

Comunicar e argumentar

Comunicar e argumentar

Destrinchando

Por que precisamos de aprender a argumentar, a falar bem sobre determinado assunto.

Por que precisamos nos comunicar bem e mais do que isso convencer as pessoas de que nossas ideias são boas;.

Vivemos, hoje em uma época na história em que a única coisa constante são as mudanças. Mudanças econômicas, políticas, de crenças e valores pelas quais passamos velozmente, sem tempo de nos deter. Mal nos acomodamos e tudo muda outra vez.

Apesar disso, o HOMEM continua o mesmo, dentro de sua alma e do seu jeito de ser feliz. Mas onde estará sua felicidade? No padrão de vida medido pelo consumo? Ou no padrão de vida medido pela qualidade de vida?

O consumo ilimitado que se baseia num crescimento exterior continuo, nos mantém eternamente insatisfeitos e pode comprometer nossas próximas gerações. A qualidade de vida fundamente-se no crescimento interior, que pode ser limitado, e principalmente se nos mantermos sem saber nos relacionar.

Ai que entra a capacidade de se argumentar. Por que precisamos nos comunicar bem e mais do que isso convencer as pessoas de que nossas ideias são boas. E que estamos certos sobre determinados assuntos e defender os mesmos perante as pessoas.

A ideia que vivemos em sociedade comporta, no tempo presente, duas ordens de reflexão. A primeira é que a sociedade cresceu e se expandiu demais. A segunda é que, somos vitimados por uma educação desestimulante, submetidos ao julgamento da opinião pública, massificados pela mídia, vivemos nossas vidas adiando ou perdendo nossos sonhos e isso nos tona infelizes. Até mesmo as pessoas de sucesso financeiro acabam tendo esse destino.

Basta ler biografias de pessoas famosas, para sucumbir essas evidências. A maioria sofreu a doença da solidão. Mas o que isso tem haver com ARGUMENTAÇÃO? A resposta. TUDO.

Todos nós teríamos muito mais êxito em nossas vidas, produziríamos muito mais e seríamos muito mais felizes, se preocupássemos em gerenciar as relações com as pessoas que nos rodeiam, no profissional e no sentimental. Mas para isso é necessário saber conversar com elas, argumentar, para que exponham seus pontos de vista, e para quem ouve possa entender.

Segundo o senso comum, argumentar é vencer alguém, forçá-lo a submeter-se a sua vontade. Certo? Não. ERRADO.

Seja na família, no trabalho, no esporte ou na política, saber argumentar é integrar-se ao universo do outro. É também obter aquilo que queremos, mas de modo cooperativo e construtivo, traduzindo nossa verdade dentro da verdade do outro.

Irmãozim, não basta ter milhões de diplomas, ser formado na Universidade Blá, blá, blá, do outro lado do planeta, falar várias línguas, ter caminhões de dinheiro, para ser bem sucedido. Meu objetivo de ter vindo aqui falar para você nesse texto, é que o verdadeiro sucesso esta na sua habilidade de relacionamento interpessoal, na sua capacidade de compreender, comunicar e argumentar sobre suas ideias e emoções. Se liga !! TERRA !!

Leia mais:

Cinco documentários

A qualificação profissional como diferencial de mercado

 

Destrinchando

Destrinchando

Anterior

Sessão da Câmara dos Deputados

Próximo

Receitas de Nutricionistas