DestaquesDestrinchando

Você sabe quantas pessoas falam espanhol fluente no Brasil?

Você sabe quantas pessoas falam espanhol fluente no Brasil?

Destrinchando

Por Jessy Blanca

Vamos fazer essa conta juntos!

No Brasil dos 208,5 milhões de habitantes apenas 9%, ou seja, 18,5 milhões dominam o espanhol como segunda língua. Desses 9% de brasileiros fluentes em espanhol 12% estão no estado de São Paulo, ou seja, 2,2 milhões do 12 milhões, mas por que eu estou falando sobre isso?

Porque a partir de agora você vai fazer parte dessa pequena e seleta comunidade de pessoas que dominam o espanhol como segunda língua e que têm 65% mais chances de ter uma ascensão profissional ou uma nova oportunidade de trabalho, que podem ingressar a um mestrado, doutorado ou MBA , um intercâmbio na língua espanhola ou viajar pelo mundo com muito mais confiança falando espanhol e podendo expressar-se em qualquer situação. Veja quantas portas se abrem a partir deste momento!

Além de falar espanhol perfeitamente é necessário conhecer um pouco da diversidade cultural e outros temas que existem no mundo hispanófono!

– Hispanófono, Jessy?!

– Isso mesmo, hispanófono ou hispanofalante! Hispanohablante, em espanhol. Esse é o termo utilizado para referir-nos às comunidades linguísticas que compartilham tanto o espanhol como língua, como também aspectos culturais semelhantes.

Pesquisas apontam que no ano de 2.030 haverá 30 milhões de brasileiros falando espanhol como segunda língua e eu quero parabenizar você por estar investindo seu tempo agora lendo este artigo e tenho certeza que vai se decidir a atingir seu objetivo de falar espanhol como um nativo!!

Você sabia…

Que o espanhol é falado em 135 países do mundo?

Sim! E em 21 deles é a língua oficial, como já tenho comentado nos vídeos que posto nas redes sociais.

O castelhano e o espanhol são o mesmo idioma?

Sim! A nomenclatura castelhano foi a primeira utilizada para referir-se ao idioma que começou a surgir nos anos 800 no Condado de Castilla, que posteriormente se transformou em Reino de Castilla, que fazia parte dos reinos da Espanha, e que com a união entre os Reinos de Catilla, Aragão e Navarra em 1.512 se transformou no que conhecemos hoje como Espanha, por isso passou a ser chamado também de espanhol, porém a maioria dos nativos latino-americanos dizem que falam castelhano e não espanhol.

E para fechar nosso tema cultural com chave de ouro, vamos entender o porquê do português e do espanhol terem tantas semelhanças, já que 60% do vocabulário das duas línguas é muito semelhante. O castelhano teve sua origem com base no latim e influência de vários povos, em especial do árabe, que enriqueceu muito o castelhano introduzindo ou dando origem a muitas palavras. Essa influência se deu devido a Arábia fazer parte da Península Ibérica, (Espanha e Portugal) por mais de 700 anos, então agora tudo faz sentido, não é mesmo?!

Espero que tenham gostado e até o próximo artigo!

Super beijo,

Leia mais:

Tecnologia pode afetar corpo e mente segundo especialistas

Lucas Machado

Lucas Machado

Escritor, profissional de Marketing e Comunicação.

Anterior

Agua com limão em jejum

Próximo

Potencialize seu negócio e sua carreira usando o Linkedin