Carolina Neves NeivaDestaques

Viver é o propósito da vida

Viver é o propósito da vida

Viver é o propósito da vida

Destrinchando

Por Carolina Neves Neiva

Para algumas pessoas, o propósito da vida é simplesmente viver. Se com essa proposição elas querem dizer que o importante é preservar, superar as dificuldades e seguir em frente, muitos vão concordar: “é verdade temos de aguentar firmes e continuar vivendo. Só se vive uma vez, por isso viver tem um valor incalculável”. Talvez, dentre aqueles que questionam se a vida tem sentido ou não, haja alguém que sinta consolo ouvindo que só o fato de estar vivo já é razão para viver.

Mas, para quem sofre sem saber por que vive, a resposta “viver é o propósito da vida” só causa frustração. Na realidade , não é uma resposta. Basta pensar um pouco. Se você pergunta a alguém que gosta de correr : porque você corre? E a pessoa responde: para aumentar minha força , a resposta faria sentido; no entanto, se alguém responde : corro por correr, você ficaria coçando a cabeça, intrigado. Da mesma forma, a indignação “por que vivemos?” não pode ser respondida com: vive-se por viver. Isso seria uma resposta
sem sentido.

Então vamos atrás de uma necessidade de razão para viver. A vida progride incessantemente, de ontem para hoje e de hoje para amanha. O tempo voa, costuma-se dizer. E talvez seja verdade que seguimos a uma velocidade vertiginosa. Quando crianças, progredimos de serie em serie ate que chega a hora de ir para a faculdade, quando é hora de festa, festejamos; e quando é hora de trabalhar, concentramos nossos esforços nisso. A partir do momento em que somos lançados ás águas turbulentas da vida, nos vemos
forçados a continuar nadando.

Como viver é, em certo sentido, igual a nadar, a pessoa que declara vivo por viver é igual aquela que declara :nado por nadar. E essa tem sido a grande questão de inúmeras pessoas porque estamos aqui nesse lugar chamado de terra, de vida. Viemos com algum objetivo? Ou descobrimos ou não ao longo do tempo.

Então viver sem propósito ou com grandes propósitos não causaria a dor de viver? Pois viver é a tarefa mais árdua que temos.

E se viver sem propósito ou com grandes propósitos levam ao mesmo lugar, sofrimento, pois todos os seres passam por momentos de questionamentos.

Viver seria o propósito da vida?

Leia mais;

Entrevista – Rafaela Kodama

Semana da Moda de Nova York 2017

Carol Neves Neiva

Carol Neves Neiva

Psicóloga clínica especializada em psicóloga hospitalar.
Life coaching.
Atuo na área de motivacional a 6 anos.

Anterior

Comida como recompensa

Próximo

Adesivos na decoração