DestaquesDestrinchando

Treinamento Fitness

Treinamento Fitness

Destrinchando

Por Blenda Girardi

Academia tem como objetivo atrair o público masculino a fazer exercícios aeróbicos. Confira aqui;

Quem já reparou? Nas academias, na maioria das vezes (claro, queridos leitores, sem generalizar), há a predominância das mulheres por aulas com o foco na redução de medidas e a ala masculina objetiva mais o ganho de massa muscular.

Há também quem pensou nisso, e para os cuecas de plantão, em busca daquele tão sonhado tônus muscular, existe uma aula inspirada nos treinamentos militares que tem ganhado adeptos principalmente, por eles, os homens. É o Boot Camp.

O nome da aula pode até sofrer alguma variação, dependendo de qual região do Brasil sua academia está. Mas a inspiração é a mesma: alunos separados em duplas (exercícios como carrinho de mão), e no lugar de movimentos rítmicos típicos de aulas aeróbicas, entra até apito, para dar aquele clima de treinamento militar mesmo.

A inspiração para montar o Boot Camp, nome dado ao treino que combina atividades como flexões, agachamentos, fitball e saltos, veio de alguns exercícios utilizados pelo exército norte-americano e também adotado por militares brasileiros.

Quem nos explica melhor é Anderson Vieira, coordenador-técnico da Academia Monday Unidade Plaza Sul: “Nosso objetivo é atrair o público masculino e levá-los para as atividades aeróbicas.”

Assim como qualquer outra atividade física, se existisse uma única modalidade que fosse completa para nossa saúde, não haveria a necessidade da combinação de mais de uma atividade específica para se adequar ao objetivo e saúde de cada pessoa: “O ganho de condicionamento físico e de massa magra é alcançado com a combinação de exercícios, alimentação e descanso, tudo na dose certa e com frequência regular’, alerta Márcio Acuaviva, coordenador de musculação da Needs Academia.

Ou seja, nada de sair por aí fazendo todas as modalidades de aulas, ou querer fazer com o seu personal trainner a última novidade em termos de exercícios físicos. Os treinadores alertam para que seja feita uma avaliação médica antes de começar qualquer programa de treinos, seja em sua academia, seja com seu treinador pessoal.

A modalidade que te atrai num primeiro momento, pode não ser a mais adequada para a sua saúde, dependendo do resultado desta avaliação física. As aulas de Boot Camp, por exemplo, podem ser contra-indicadas para portadores de hipertensão arterial ou diabetes. Daí a avaliação física com seu médico ser imprescindível.

Leia mais:

10 roqueiros mais estilosos

Lucas Machado

Lucas Machado

Escritor, profissional de Marketing e Comunicação.

Anterior

Inverno Homem 2019

Próximo

Morre o ícone fashion Karl Lagerfeld