DestaquesDestrinchando

Transformação nas escolas Brasileiras

Transformação nas escolas Brasileiras

Transformação nas escolas Brasileiras 4

Foto: Uol – Escolas pelo Mundo

Destrinchando

“É natural que grandes transformações estruturais em algo tão importante quanto a educação exija muito debate, estudo e intenso trabalho – e, com isso, muito tempo. Por essa mesma importância, porém, a lentidão com que os sistemas educacionais no Brasil se atualizam e se transformam é grave, e as consequências são evidentes. Diante de um mundo em intensa e velocíssima mudança como o atual, é fundamental que o sistema de educação acompanhe tais mudanças.

Trata-se de um paradoxo diante de um dilema importante: manter as escolas como de fato um local de preparação não só para o mercado de trabalho mas para o próprio mundo e sua vivência, como também manter os alunos interessados, frequentando as escolas e desejando se preparar para seus futuros. Se as melhores inovações no mundo buscam melhorar nossas vidas, compreender e atualizar a tarefa das escolas no contemporâneo é, portanto, um primeiro passo para modernizá-las e torná-las adequadas ao mundo de hoje, a fim de construírem um futuro melhor”.

Transformação nas escolas Brasileiras

Foto: Uma sala de aula na Escola da Ponte, em Portugal

Uma das mais famosas e reconhecidas escolas inovadoras do mundo é a Escola da Ponte, em Portugal, que trabalha procurando a autonomia, a consciência cívica e o envolvimento dos alunos nas tarefas e até na gestão da escola. Os objetivos da escola podem ser apontados como ensinar a liberdade responsável e a solidariedade – sem turmas, sem salas de aula, sem professores exclusivos, sem inclusive paredes, trabalhando sempre com fontes diversas de pesquisa e conhecimento.

Transformação nas escolas Brasileiras 1

Foto: A Escola Flutuante de Makoko, na Nigéria

A Escola Flutuante de Makoko, na Nigéria, por exemplo, para atender às populações em áreas alagadas, criou uma escola inteira, com parque infantil, salas de aula e banheiros, sobre barris de plástico, flutuando nas águas.

Transformação nas escolas Brasileiras 2

Foto: Alunas da AltSchool, nos EUA, com seus computadores

Já a AltSchool, nos EUA, se foca principalmente no desenvolvimento das habilidades tecnológicas dos alunos, enquanto a Big Picture Learning, também nos EUA, coloca as paixões criativas singulares de cada estudante à frente do processo de aprendizado, através de mentorias  e aulas específicas.

Vendo esse tipo de exemplos é que nos inspiramos a fazer nossa parte e oficinas extra curriculares, para fornecermos uma educação além das escolas.

Fonte: Hypness

Leia mais:

Noite de Cristal Azul

Pilares da Sustentabilidade

 

Destrinchando

Destrinchando

Churchill 2
Anterior

Churchill

Mulheres na Formula 1
Próximo

Grind Girls na Formula 1