DestaquesFoodThiago Chiericatti

Torta de Amendoim

Torta de Amendoim

99

Por Chefe Thiago Chiericatti

Está semana iremos buscar um clássico de colocar respeito em muita confeitaria do Brasil e no mundo. Essa receita e basicamente exclusiva por estar na família Barbosa a mais de 50 anos, a senhora Ana Barbosa Ferreira, que já não está entre nós fazia ela com excelência e a história é basicamente entre irmãs.

Nada mais justo que colocarmos ela a vista de todos. Dona Ana faleceu com seus 95 anos e contava essa história como se estivesse acontecido ontem. Já ouvimos falar de torta de limão, torta de morango e de amendoim? Ela sempre quis fazer uma sobremesa mas a irmã dela tinha uma fábrica de doces.. Então ela ficava totalmente sem ter o que fazer por causa da irmã.

Esperta resolveu juntar o útil ao agradável e com o amendoim torrado e triturado que a irmã fazia resolveu fazer uma torta. Na época fez tanto sucesso que ela acabou comercializando e ajudando nas despesas de casa! Com o falecimento de seu marido que foi precoce, ela teve que criar os 8 filhos praticamente sozinha. Isso nos prova que com força de vontade que a senhora Ana teve com uma simples torta de amendoim era pode sustentar uma família junto com sua irmã.

A receita de hoje é em parceria com a confeiteira Ana Paula Oliveira, particularmente e uma das confeiteiras que mais respeito, proprietária da pedaço de mimo que está entre as empresas que promete estar entre as melhores de Belo Horizonte no próximos anos.

Ingredientes: 500 gr de biscoito maisena (tradicional, não pode usar chocolate) 150 gr de manteiga 250 gr de amendoim torrado e moído de boa qualidade 150 gr de açúcar refinado 2caixas de creme de leite 1 copo Lagoinha de leite 4gemas 1pitada de sal Bater bem as gemas, manteiga e açúcar (5 a 7 min)
Acrescentar o creme de leite Pronto, agora temos o creme.

Servir em um pirex uma camada do creme, uma camada do biscoito molhado ligeiramente no leite e uma camada de amendoim até preencher o pirex. Segredos da Aninha. Não colocar muito amendoim para ficar suave é bem úmida Fazer de preferência um dia antes de servir.

Leia mais receitas:

Mousse de Chocolate

Gastronomia

 

Thiago Chiericatti

Thiago Chiericatti

Thiago Chiericatti já esteve a frente de grandes restaurantes em Belo Horizonte e na Itália. Passando pelo restaurante topo do mundo, Vila Floriano e o respeitado Giussepe Trattoria em Milão. O chef Chiericatti está em grande evidencia no mercado da gastronomia por sempre ser ousado em arriscar novas receitas.

Anterior

Literatura

Sara Hatz 1
Próximo

Sara Hatz