DestaquesThiago Chiericatti

Tiramisu

Tiramisu

Você sabia que o tiramisu, como o conhecemos hoje, foi inventado na região do Veneto (Treviso) na década de 60? Mais especificamente no restaurante Alle Beccherie, que infelizmente encerrou as suas atividades em 2013. Por este motivo, nos sentimos no dever de revelar sua receita original para que a sua tradição permaneça viva no Brasil também.

Ingredientes de um delicioso tiramisu para 10 pessoas

500g mascarpone
350g de biscoitos champagne
170g de açúcar de confeiteiro
6 gemas
5 claras
4 xícaras de café já feito
Cacau em pó

Como preparar o tiramisu

Antes de começar, faça o café e de preferência, forte! Coloque-o em uma tigela, adicione um pouco de açúcar, um pouco de licor (se desejar) e deixa esfriar.
Em seguida, passe para a preparação do creme. Divida as gemas das claras em duas tigelas bem grandes. Com a ajuda de um batedor, de preferência elétrico, ou um fouet, bata as gemas até elas ficarem bem claras e cremosas. Despeje então o mascarpone e misture tudo muito bem.
Numa outra tigela, bata as claras em neve e conforme forem ganhando consistência, adicione o açúcar continuando a bater até obter uma mistura espumosa e compacta.
Misture o composto com mascarpone e gemas junto com as claras, misturando com muito cuidado a partir de cima para baixo. Se você quiser o seu tiramisu ainda mais gostoso, adicione ao creme algumas gotas de chocolate.

Como montar o tiramisu

Pegue uma forma retangular e os biscoitos savoiardi. Banhe os biscoitos em um pouco de café rapidamente, de modo que eles não fiquem moles e coloque uma camada de biscoitos sobre o fundo da forma. Cubra com o creme de mascarpone e coloque por cima uma outra camada de savoiardi (quase como fazer uma lasanha), sempre lembrando de banhar os biscoitos no café.
Quando os biscoitos terminarem, cubra a última camada superior com bastante creme e polvilhe tudo com o cacau em pó.
Deixe o tiramisu na geladeira e lembre-se que ele fica ainda melhor se servido no dia seguinte.
Bem, agora não te resta que devorá-lo!

Thiago Chiericatti

Thiago Chiericatti

Thiago Chiericatti já esteve a frente de grandes restaurantes em Belo Horizonte e na Itália. Passando pelo restaurante topo do mundo, Vila Floriano e o respeitado Giussepe Trattoria em Milão. O chef Chiericatti está em grande evidencia no mercado da gastronomia por sempre ser ousado em arriscar novas receitas.

Anterior

Chiclete com Banana

Próximo

Coachella