DestrinchandoLucas Machado

The Blues

The Blues

Por Lucas Machado

Bem antes de se falar de Rock, já se ouvia o Blues. Ritmo criado pelos escravos negros que trabalhavam nas plantações de algodão no sul dos Estados Unidos. Os “blueseiros” se expressavam interpretando suas canções com muito sentimento e melancolia.

O termo Blues vem de “blue”, que significa tristeza e surgiu no final do século 19.

The Blues

Foto: Divulgação.

Um dos pioneiros do Blues de maior sucesso foi o músico Robert Johnson. Suas gravações nos anos de 1936-37 mostram uma habilidade no conjunto voz, guitarra e composição, que influenciou várias gerações de artistas como Muddy Waters, Johnny Winter, Eric Clapton, Jeff Beck, Jimmy Page.

Foto: Divulgação.

Johnson morreu aos 27 anos no Mississippi. A provável causa de sua morte, segundo relato de seu companheiro na música Sonny Boy Williamson, foi por uma garrafa de Whisky dada de presente por uma amante e que tinha sido envenenada pelo marido.

“Podemos definir o blues como um estilo ou forma musical que se baseia no uso de notas baixas (graves) com fins expressivos e que mantém uma estrutura musical repetitiva.

O gênero surgiu nos Estados Unidos a partir do século XVII, quando os escravos negros da região sul faziam canções de trabalho nas plantações de algodão e outras músicas relacionadas a sua fé religiosa (spirituals). O conceito de “blues” só se tornou conhecido depois do término da Guerra Civil Americana, período em que passou a representar a essência do espírito da população afro-americana.

Lucas Machado

Lucas Machado

Escritor, profissional de Marketing e Comunicação.

Anterior

Reflexão diária

ROLÊ CIGANO
Próximo

ROLÊ CIGANO