DestaquesFoodThiago Chiericatti

The best 50 restaurants

The best 50 restaurants

The best 50 restaurants

Por Chefe Thiago Chiericatti

A premiação que aconteceu nesta quarta feira em Melbourne, na Austrália. Estrelando os 50 melhores restaurantes do mundo. A tão cobiçada é famosa The best 50 restaurants.

Acho que quase todos sim foram merecedores, fico imensamente triste em vê apenas 4 restaurantes brasileiros nessa listagem, sendo que apenas o D.O.M do chef Alex Atala esteve entre os 50 , para ser mais exato ficou na colocação de 16ª caindo 5 posições. O carioca Lasai abocanhou 76ª  e o paulista Mani 81ª colocação .

Agora e os demais que são merecedores ? Como a cozinha 212 do qual acho incrível a forma que fazem seu trabalho simplesmente impecável. Esqueci não sou jurado. Coloquei ele como exemplo por fazer um trabalho fantástico. Mas podemos citar inúmeros restaurantes no Rio grande do sul , Minas Gerais ,Espírito Santo e mais uma porrada de região.

Afinal estamos falando de 26 estados, já conseguiu imaginar a quantidade de estabelecimento que mereciam pelo menos serem visitados pelos inspetores? Eu já percebi que muitos profissionais já estão tão acostumados em não terem seus estados citados que quando falam em listagem se acredita ser normal não pensarem neste assunto é se pensam acham algo impossível de se conquistar.

Eu nunca batalhei para ter uma estrela ou ter meu restaurante como os do prêmio e nem me vejo capacitado, não agora. Mas se não fizermos nada para mudar jamais seremos capazes de jogar os holofotes para nossas cidades e estados que estão esquecidas. Acre, Rio grande do Norte , Ceara que tem sua gastronomia de fazer inveja. Será mesmo que está esquecida? Pode até estar, mas não por nós.

Poderia citar Búzios e suas cozinhas incríveis. Mas vou citar meu estado a qual defendo com unhas e dentes.  Eles conhecem o nosso frango com o quiabo ? Será que conhecem o bambá de couve? O pão de queijo? Aquele feito com a receita de 50 anos atrás. Espero que um dia possamos pelo menos sermos visto com olhares diferentes.

Nosso pequeno grupo de “empresários” não procuram esse tipo de prêmio, se baseia em apenas ganhar seu dinheiro. Chegando até a não ter nenhum tipo de infraestrutura para executar um prato.

São vários fatores que envolve esse tipo de premiação, passando do atendimento até um cardápio repleto de inovação. Digamos que se preza mais a sua fortuna do que fazer com que o cliente tenha uma sensação em cada prato. A falta de mão de obra é uma dificuldade, poucos cursos para muita gente desinteressada.

Um investimento que talvez não se vale apena. Aos olhos deles é claro. Afinal estão acostumados a viverem com migalhas que sobram no final do mês. A que se faz , aqui se paga.

Ante mão já posso afirmar que não é nossa gastronomia que está em baixa e a cabeça de muitos que se fecham em seus mundos e acreditam que está bom “viver” assim. Afinal arriscar para que ?

Fato que os “gringos” tem equipamentos que no Brasil chega a ser o preço de carro zero, pinça de alimento, nós que prezamos tanto a finalização que não usamos a sutileza das pontas dos dedos. Para vê se sairá algum prato parecendo uma quadro.

Sem dizer a mania do jeitinho brasileiro de ter que trabalhar com o que tem. Se não tem tal ingrediente que se vire , mas porque não tem? Porque não comprou ou porque não quis pagar pelo preço que infelizmente está mais caro na feira na data de hoje?

Acho que chegou a hora de mostrar que não somente Belo Horizonte está preparada como o estado de Minas. Nossa cozinha mineira pode até ser simples, mas coloca muitos estabelecimentos no bolso.

Aqui em Minas Gerais pode até não ter os melhores restaurantes aos olhos desses jurados  mas tem cada cozinha que se vocês conhecessem garanto que iria colocar no top 100.
#MinasGeraisIlove

Leia mais:

Savassi Bh

Planeta Brasil verão 2017

Thiago Chiericatti

Thiago Chiericatti

Thiago Chiericatti já esteve a frente de grandes restaurantes em Belo Horizonte e na Itália. Passando pelo restaurante topo do mundo, Vila Floriano e o respeitado Giussepe Trattoria em Milão. O chef Chiericatti está em grande evidencia no mercado da gastronomia por sempre ser ousado em arriscar novas receitas.

Anterior

Menorah Decorações

Letícia Lôpo 4
Próximo

Letícia Lôpo