DestaquesDestrinchando

Texto felicidade trabalho

Texto felicidade trabalho

 

 

Destrinchando

A felicidade no trabalho é fundamental para auto-realização e para o bem estar de qualquer pessoa. Todo mundo sabe que um ambiente favorável, sadio e seguro nas organizações contribuem para felicidade dos seus colaboradores, gerando consequentemente melhores resultados nessa empresa do que naquelas onde o bem estar dos funcionários não é levado em consideração. Todo mundo sabe também que a felicidade é um termo muito subjetivo e que, pessoas diferentes ficam felizes por motivos diferentes.

Mas é inegável dizer que um funcionário que tem todos os seus direitos garantidos, que recebe seu salário em dia, que recebe benefícios, que participa de programas de incentivo e que convive diariamente em um clima organizado, e com bons relacionamentos interpessoais estará automaticamente motivado, feliz no trabalho. E tudo isso aumenta as chances desse lugar onde trabalha sobreviver a crises.

Mas que sonho, não? Imagina o capital humano ser valorizado nas empresas e órgãos públicos em primeiro lugar. Em alguns momentos da vida nossos ideais não correspondem à realidade. E sim, é importante buscar aquilo que se deseja, mas em algumas fases o fundamental é encarar os desafios dessa caminhada ate a chegada ao destino almejado.

Podemos ser obrigados, em algum momento, a trabalhar com algo que não nos realiza profissionalmente. Vemo-nos empurrados pela necessidade de exercer um oficio que não nos faz pular da cama feliz da vida quando toca o despertador, ao contrário, a vontade é de se afundar cada vez mais sob o edredom quente e seguro.

Se esse trabalho for autônomo é urgente sair da procrastinação e correr atrás a fim de deixá-lo mais agradável, menos sofrido que seja. Mas se trabalha em uma empresa que nem de longe é a dos seus sonhos e não está ali por escolha, você pode criar soluções para si mesmo e assim encarar com mais facilidade o seu dia a dia, já que o trabalho corresponde à boa parte dele.

A primeira providência a ser tomada é ter um propósito de vida, não achar que é o fim do mundo você estar passando por essa situação, sair do muro das lamentações e traçar planos divididos em curto, médio e longo prazo. Planejamento e a busca por um objetivo diário vão trazer motivação para continuar até que a sua meta seja alcançada.

Falando em motivação, qual é a sua, já pensou em uma? Descubra já! Ela pode ser a mola propulsora para você não ficar feliz apenas aos finais de semana.

Organização é outra palavra mágica para transformar aborrecimento em sensação de dever cumprido, uma quase felicidade. Anotar em seqüência as tarefas diárias, mas cumpri-las mesmo que várias delas sejam para você difíceis de engolir, ao final do dia, quando fizer um check list e conferir que todas foram realizadas vai receber aquela mensagem interna de competência, de que mesmo sob todas as adversidades você é capaz. E isso é…

…Superação, outra chave para se sentir feliz, mesmo no tal trabalho quase um fardo. Quem se supera eleva a auto-estima e traz motivação (aquela, sabe?) para continuar.

Não levar trabalho para casa é outra dica. Ficar pensando no que deu certo e no que deu errado após o expediente é uma perda de tempo. Não vai ajudar você a resolver nada e ainda vai te deixar ansioso. Lembre-se, existe hora pra tudo, e que é preciso respeitar isso, viver o presente, curtir o lazer na hora que é preciso ser curtido para evitar as sensações de ser explorado, exausto e frustrado.

E finalmente o clima coletivo, você pode ajudar isso a melhorar fazendo acontecer ao invés de ficar vendo as coisas acontecerem. Ser positivo e alto astral, apostar nos relacionamentos, ter paciência e saber dizer não na hora certa pode contribuir para que isso aconteça. Fazer com que o bem estar seja um propósito de vida pode trazer boas surpresas no trabalho e em outros momentos ao longo do dia, outros momentos da vida. A busca pela felicidade é uma ação constante e inerente ao ser humano. Foco nela!

Leia mais:

Carol Niemeyer

Lucas Machado

Lucas Machado

Escritor, profissional de Marketing e Comunicação.

Anterior

Coletivo Abana o rabo

Próximo

Finalista do The Voice perde peso