DestaquesRaissa Fortes

Tapetes na Decoração

Tapetes na Decoração

Tapetes na Decoração

Fotos: Casa Vogue

Destrinchando

Por Raissa Fortes

Os tapetes são acessórios que trazem personalidade e aconchego ao ambiente, mas podem deixar o local em desarmonia ou parecendo desalinhado se não escolhido corretamente. Ele é o responsável por dar conforto e até aumentar ou diminuir os espaços, não se resumindo a um simples acessório.

Com algumas orientações e informações, essa escolha pode ficar mais simples e direcionada para cada caso específico, realçando a decoração e o tapete em si. Deve-se levar em conta qual ambiente da casa a peça será colocada e como é a rotina daquele local, se precisa ser mais resistente, macio ou mais prático na hora da limpeza. Em geral, são divididos em duas linhas: os feito à mão com itens exclusivos e que precisam de cuidados especiais na limpeza e os feitos à máquina.

Seguem algumas dicas para facilitar a escolha de cada peça:

*Aposte na funcionalidade do espaço. Locais de muita circulação ou úmidos, como cozinha e banheiro pedem tapetes absorventes e de fácil limpeza e manutenção.

*Os tapetes sintéticos são uma ótima opção para o quarto ou para
ambientes infantis, já que evitam alergias ou acúmulo de poeira.

*Use o tapete de forma proporcional. Para dar a sensação de amplitude,
a peça deve ficar debaixo de todos os móveis do espaço escolhido.

*Evite deixar as pontas soltas, pois elas deixam o ambiente com aspecto
de desleixado.

Os modelos e possibilidades são variados, podendo ir de cores vibrantes, fibras naturais como o sisal ou tecidos como o couro natural e sintético, crochê, tapete de lã, listrados ou estampados e até geométricos.

Formatos como retangulares, quadrados, ovais, redondos e agora em outros formatos geométricos garantem a peculiaridade de cada ambiente. Uma grande tendência é a sobreposição de modelos com cores, texturas e formatos e estampas diferentes. As sobreposições deixam o ambiente mais
sofisticado, provocando diferentes sensações, além de comporem e finalizarem a decoração. Não tem regra para criar a harmonia, o importante é ter comunicação entre as cores e saber misturar as peças, além de trabalhar as texturas.

Para os amantes do design, a artista holandesa Lizan Freijsen tem um trabalho bem inusitado e surpreendente ao se inspirar em fungos e seu universo para criar tapetes. Segundo a artista, transformar as manchar em tecidos é a minha maneira de mostrar sua beleza. No projeto “Decay on Demand”, ela deu vida a essas novas formas, expondo toda sua obra em casas novas, criando assim um contraste uma história aos ambientes.

Veja as fotos:

Tapetes na Decoração

Tapetes na Decoração 8

Tapetes na Decoração 1

Tapetes na Decoração 2

Tapetes na Decoração 3

Tapetes na Decoração 4

Tapetes na Decoração 5

Tapetes na Decoração 7

Tapetes na Decoração 9

Tapetes na Decoração 10

Gostou da matéria? Então me segue lá nas redes sociais @raissafortesdesign. Se você tem dúvidas e sugestões, mande seu e-mail para – raissafortes@hotmail.com.

Beijuss e até!

Leia mais:

Sozinho ou solidão

 

Raissa Fortes

Raissa Fortes

Raissa Fortes é Designer de Ambientes, Desenhista, Advogada, observadora e curiosa, entusiasta do Design, das Artes e do comportamento humano.

Contos sobre Scar 1
Anterior

Contos sobre Scar

Plano de negócios por necessidade
Próximo

Plano de negócios por necessidade