DestaquesDestrinchando

Sustentabilidade e material descartado

Sustentabilidade e material descartado

Sustentabilidade e material descartado

Destrinchando

Fotos: Divulgação

Confira o trabalho que vem sendo feito por alguns arquitetos com material reciclado e produtos que muitas vezes seriam jogados fora pelos consumidores e que estão virando verdadeiras obras de arte. E além de sustentáveis são trabalhadas pessoas em casas de recuperação com alguma deficiência química ou física, para serem inseridas junto a toda a cadeia produtiva. Com muita criatividade e um pouco da questão social o ciclo se completa. Esse é um dos grandes exemplos a serem mostrados.

O que as pessoas fazem com a caixa quando compram uma TV ou um novo produto?

Com esta pergunta na cabeça e preocupada com a sustentabilidade a arquiteta Roberta Faustini, resolveu a alguns anos fazer mobiliários reutilizando papelão. Sua primeira cria a cadeira X, tem o assento feito com o material descartado.

O projeto e a arquiteta receberam sua primeira honrosa menção no salão design da feira casa Brasil. Depois vieram estante, bolsas e bancos fabricados coma mesma matéria-prima. Roberta que também tem uma loja, de presentes personalizados, resolveu se dedicar mais à criação de móveis e aos poucos diminuir também seu ritmo de trabalho.

Os móveis que ela cria são vendidos em São Paulo mais conhecidos já em todo o território nacional, inclusive sua criação feita em aço. “Sempre tento usar material ecologicamente correto ou de reaproveitamento, mas as vezes faço o oposto, uso material mais versátil como o aço”.

Outro projeto da designer que merece destaque são as pulseiras, feitas de miolo de papel higiênico. O projeto é uma parceria com o antigo manicômio em , Souza, no interior de São Paulo, que busca a inclusão com de pessoas com algum tipo de deficiência mental e que não tem oportunidade de trabalho. Para a arquiteta não basta apenas fabricar um produto sustentável. É preciso com que todo o ciclo reflita a premissa da responsabilidade social.

 

Wish

Leia mais:

Rótulos que recebemos ao longo da vida

Pitty

 

Destrinchando

Destrinchando

Anterior

Lenço de Bolso

Próximo

Você gosta de pessoas negativas