FoodThiago Chiericatti

Spaghetti alla Puttanesca

Spaghetti alla Puttanesca

 

A origem deste prato é incerta, estando sujeito a debate entre os peritos em culinária, mas sem dados conclusivos. No entanto, o próprio nomepode fornecer uma pista, “à moda das prostitutas”. Alguns cozinheiros pensam ser possível que uma prostituta chamada Yvette la Francese, que tinha um posto de comidas além do bordel, pode ter inventado este prato . Há outras versões que afirmam que o prato era feito com maccheroni e denominado A la Marinara, tendo mudado de nome depois da Segunda Guerra Mundial.

São dadas em conta várias as origens do molho, mas é provável que datam de meados do século XX. A referência impressa mais adiantada deste prato, como identificado pelo “Grande dizionario della lingua italiana”, é a novela de Raffaele La Capria: “Ferito a Morte” datada de 1961, que se refere ao “spaghetti alla puttanesca come li fanno a Siracusa” (espaguete à puttanesca como feito em Siracusa).

De acordo com a união profissional de fabricantes italianos de pasta, o molho tornou-se popular nos anos 60.

Ingredientes

600g de espaguete
3 colheres de sopa de manteiga
óleo
6 anchovas salgadas
3 dentes de alho, bem picadinhos
200g azeitonas pretas sem caroço
uma colher de sopa de alcaparras salgadas
600g de tomates sem pele e cortados em tiras
uma colher de sopa de salsa picada
sal
Modo de preparo:
Lave os tomates e coloque-os para ferver, depois retire-os com uma escumadeira, deixe esfriar e descasque-os. Para facilitar esta operação basta fazer uma cruz no tomates e jogue-os em água fervente, a pele vai sair mais facilmente. Lave as alcaparras e as anchovas para remover o sal em excesso e pique grosseiramente. Corte o tomate em cubinhos e azeitonas pretas em fatias.
Enquanto isso, aqueça o óleo em uma frigideira e frite o alho picado. Quando o alho dourar, acrescente as alcaparras e as anchovas e deixe que estas se dissolvem. Agora você pode adicionar os ingredientes restantes, certificando-se de adicionar a salsa picada somente na metade do cozimento.
Enquanto você espera o molho cozinhar por 15/10 minutos em fogo médio, coloque para ferver a água e cozinhe o espaguete. Em seguida, escorra-o e refogue-o na panela com o molho.
Espaguete alla putanesca
Thiago Chiericatti

Thiago Chiericatti

Thiago Chiericatti já esteve a frente de grandes restaurantes em Belo Horizonte e na Itália. Passando pelo restaurante topo do mundo, Vila Floriano e o respeitado Giussepe Trattoria em Milão. O chef Chiericatti está em grande evidencia no mercado da gastronomia por sempre ser ousado em arriscar novas receitas.

Anterior

Motos e tendências

Próximo

Barzinhos