DestaquesDestrinchando

Sorvete Fitness

Sorvete Fitness

Destrinchando

Por Blenda Girardi

Raras são as pessoas que não gostam! Tem gente que o chama de ‘sorvete fitness’. Incrementado com granola, mel, banana, morango, enfim! A variedade é grande, e até com chocolate fica delicioso.

E no Verão, bem geladinho, se torna ainda mais irresistível. Mas há de se ponderar alguns aspectos.
O açaí é uma frutinha roxa, vinda da Amazônia, bastante propagado inicialmente entre o público das academias.

Ganhou fama nacional a partir dos anos 90. De acordo com a engenheira agrônoma, doutora e pesquisadora da Embrapa Amazônia Oriental, Ana Vânia Carvalho, “o açaí, além do valor calórico, tem inúmeras propriedades nutricionais, como proteínas, fibras, lipídios, minerais, e vitamina E, um antioxidante natural que atua nos radicais livres”.

Porém, ultimamente, o açaí tem ganhado fama de engordar. A nutricionista Natalia de Oliveira, especialista em nutrição clínica, nutrição funcional e esportiva, esclarece a respeito: “É o xarope de guaraná que acrescentam na polpa para que ele fique mais doce, levando a um pico de insulina e consequentemente estimulando o organismo a sintetizar gordura.

Além da paçoca, frutas, granola.” Minha nutricionista recomenda: Açaí, caso for tomar, apenas antes de treinos ou ensaios mais pesados. E eu realmente sinto aquela energia, um gás extra, com esse sorvete fitness tão gostoso.

Mas também, tive a oportunidade de experimentar o legítimo açaí junto a uma amada família do Pará, e realmente, a forma como ele é consumido na região Norte difere bastante da maneira da qual o açaí tornou-se nacionalmente conhecido.

Ele não é tão doce, tão pouco consumido com frutas. Sim, o açaí, principalmente para os nortistas, não é apreciado apenas na forma que outras regiões brasileiras, como o sudeste e nordeste conhecem.

Açaí também não combina muito com dentes branquinhos. Quem nunca notou a coloração roxa depois de saborear uma tigela geladinha dessa fruta saborosa? De acordo com o dentista Daniel Moreira, “o açaí está entre os alimentos que mais contribuem para a pigmentação dentária.

Mas as manchas intrínsecas vão depender da porosidade nos dentes de cada indivíduo. Pessoas que possuem um dente mais poroso, correm mais riscos de tê-los manchados.” Claro que nossa higiene bucal também acaba contribuindo a favor ou contra esse tom amarelado nos dentes.

O odontologista afirma que “a falta de higiene bucal permite que a placa se acumule nos dentes, deixando-o com o aspecto mais escuro.”

Bem, como tudo na vida, quando o prato da balança está muito mais pesado que o outro, há o desequilíbrio, o que não é bom. Consumido com moderação, de maneira orientada, acrescido da correta higienização bucal, com certeza, os benefícios tendem a se sobressair. E assim, dá para sorrir de alegria. E sorriso branquinho mesmo.

Leia mais:

Bebidas alcoólicas e massa muscular

Lucas Machado

Lucas Machado

Escritor, profissional de Marketing e Comunicação.

Anterior

Atividades físicas na água

Próximo

Carboidratos não são necessários para dieta. Confira;