Blenda GirardiDestaquesFitness

SONO E ATIVIDADES FÍSICAS

SONO E ATIVIDADES FÍSICAS

SONO E ATIVIDADES FÍSICAS

Por Blenda Girardi

Noites mal dormidas, bocejos fora de hora, cochilos inconvenientes ao longo do dia. Celular na cama vasculhando as redes sociais ou aquele site que nem você faz a menor ideia de como parou ali. E nada do sono chegar. Segundo a Associação Brasileira do Sono (SBS), 43% da população nacional não consegue manter um sono saudável. Para sites e pesquisas especializados, uma noite mal dormida vai muito além de um desconforto puro e simples.

Especialistas apontam que um sono de qualidade melhora o equilíbrio físico, mental e emocional, fortalece o sistema imunológico, ajuda na prevenção de doenças e tem grande importância no funcionamento do cérebro. Para um dia exaustivo de treinamentos e ensaios, no meu caso, foco sempre numa bela noite de sono como primeira medida para minha pronta recuperação.

Aliás, a atividade física e sono, quando equilibrados e feitos de maneira saudável, são complementares, pois se ajudam. Segundo o profissional de Educação Física Rafael Brainer, “para o exercício físico, uma noite bem dormida ajuda a potencializar os efeitos do treinamento, já que os músculos precisam do descanso para metabolizar as células musculares. Já no caso do sono, a prática regular de exercícios adequados ajudam em um sono melhor”, detalha o profissional.

Bem, acredito que não é nenhum sacrifício para a maioria, ainda mais em noites frias de inverno, deitar na cama. A questão é dormir. Dormir bem. “Eu costumava dizer que o sono é o terceiro pilar da saúde”, falou o Doutor Matthew Walker, especialista da Universidade da Califórnia, para a Revista TIME. Walker destaca o álcool como um vilão, e um mito: “Muitas pessoas usam o álcool achando que ele ajuda a dormir, e isto não é verdade. Na realidade, o álcool fragmenta seu sono.”

Caso a dificuldade em noites bem dormidas sejam uma constante, vale (e muito), a visita a um profissional especializado. Dormir com qualidade está diretamente relacionado a uma vida também de qualidade. Cada indivíduo tem suas particularidades. Uns precisarão de mais, e outros, de um pouco menos de horas para dormir. E claro, dormir com qualidade. Consulte o profissional responsável. E boa noite.

Ensaio Ballet

EXERCÍCIOS INVERNO

Blenda Girardi

Blenda Girardi

Bailarina profissional há mais de 20 anos. Primeira bailarina clássica em sua companhia em Belo Horizonte/MG aos 19 anos e posteriormente, dedicou-se a todos os outros estilos de dança. (Jazz, contemporâneo, jazz funk, hip hop,
samba, musicais, etc). Formada também em Educação Física, estudante de teatro e canto atualmente.

Trabalha em programas de tv, como o ‘Domingão do Faustão’, da Rede Globo de Televisão, nos quadros que necessitam de bailarinos., fotografa como modelo para campanhas, etc.

Tem um solo show intitulado ‘Samba De Ponta’; que é um misto de samba com ballet nas sapatilhas de ponta, fazendo apresentações em eventos nacionais e internacionais. Destaque para o encerramento da Copa do Mundo de Judô, transmitido ao vivo pelo SPORTV, canais Globo.

Anterior

QUAL O SIGNIFICADO DA SUA TATTOO

Próximo

SOBRE AS MULHERES