Alexandra SantosDestaques

Solução e não problema

Solução e não problema

ENXERGANDO A SOLUÇÃO E NÃO O PROBLEMA

É importante estabelecer nos projetos sociais, alguns critérios que permitam avaliar impactos referentes às melhorias nas condições de vida, emprego, saúde e nutrição, no aumento da prática de relações intersetoriais, na redução das desigualdades regionais e na melhoria das relações sociais em todos os níveis e na redução de conflitos. E conflitos são reduzidos à medida que as resistências vão dando lugar ao diálogo, à compreensão mútua, isto é, à capacidade de expressão e comunicação grupal. Os impactos, têm a capacidade de revelar o grau de êxito de todo projeto social, possuindo, portanto, um aspecto positivo de transformar um projeto em um referencial de valor.

Muitos dos recursos aplicados nos mais diversos projetos sociais incorrem na possibilidade de caírem no vazio, no desperdício. Várias instituições públicas, privadas e não governamentais envidam esforços com o objetivo de estabelecer o bem-estar social. As instituições se preocupam com a eficiência e eficácia no processo de planejamento, implementação e avaliação dos seus próprios projetos. Porém, o principal desafio consiste em desenvolver um modelo de avaliação do impacto das intervenções sociais produzidas por estas instituições.

Por estas razões podemos afirmar que os resultados obtidos terão forte impacto não só no presente como também por um longo período e, porque não afirmar, no resto de suas vidas e nas vidas de outros jovens que virão, pois eles serão agentes multiplicadores. Houve um desvio na rota da vida de crianças, adolescentes e jovens.

Um desvio que os conduzirá a um futuro promissor porque eles serão, dentro de alguns anos, adultos com a responsabilidade de que deverão influenciar positivamente e decididamente nas políticas públicas microrregionais, regionais e nacionais. Por parte das famílias, dos educadores, das autoridades e lideranças
locais surgem os primeiros resultados de mudança no modo de ver, sentir e agir em relação as crianças e adolescentes, que passam a ser vistos como solução e não como problema, e
começam a ser respeitados como força criadora e construtiva.

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Alexandra Santos

Alexandra Santos

Certificada PMD-Pro - Gerenciamento de projetos profissional de desenvolvimento internacional. PM4NGOS/ Word Vision Internacional / CARE Internacional

Certificada RARO PROJECT -Training Center - Gerenciamento de projetos com PRINCE 2 - FATEC Faculdade de Tecnologia DP Comércio

PRINCE 2 - RARO PROJECT Training Center.

Diretora de Projetos de Desenvolvimento Social - Instituto Relute

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