Alexandra SantosDestaques

Sistema de Governança

Sistema de Governança

Sistema de Governança 2

 

Por Alexandra Santos

Compliance é o conjunto de disciplinas para fazer cumprir as normas legais e regulamentares, as políticas e as diretrizes estabelecidas para o negócio e para as atividades da instituição ou empresa, bem como evitar, detectar e tratar qualquer desvio ou inconformidade que possa ocorrer sempre enfatizo a importância de um sistema de governança corporativa nas Organizações.

Alguns a consideram como fator de diferencial competitivo, porém, atualmente, esse diferencial tem se mostrado como item básico para sobrevivência das organizações, em um ambiente que com a turbulência onde os valores e os princípios éticos começam a ser cada vez mais questionados.

Dentro desse contexto, muitas instituições tentam estruturar programas de Compliance sem a devida atenção às melhorias na governança. Um dos grandes equívocos é o desconexo da realidade da organização, simplesmente copiando uma boa prática do mercado. É necessário um pensamento sistêmico para a melhoria da governança.

O comprometimento na causa é efetivo por meio da discussão aberta de dilemas éticos da empresa, da destinação de recursos e da participação ativa em todas as atividades relacionadas ao sistema de Compliance.

Após o comprometimento da alta direção, a estrutura e os recursos do sistema de Compliance devem ser adequados ao perfil da empresa e, principalmente, aos riscos a que ela está exposta. Isso se é possível após uma criteriosa análise.

A organização deve analisar o setor de atuação e as suas tendências, identificando, assim, possíveis riscos ou dilemas. Tamanho da empresa, número de colaboradores, dependência de clientes públicos, necessidade de licenças especiais, utilização de intermediários de negócios, atuação em mercados muito regulados são alguns pontos que devem ser ponderados na melhora do sistema de Compliance.

Todas as vulnerabilidades devem ser identificadas junto à alta direção e, principalmente, àquelas áreas com maior exposição aos riscos. Dentro de seu sistema de governança, as organizações devem definir processos e procedimentos específicos para prevenir fraudes e ilícitos.

Algumas transações específicas estão associadas a um risco maior, portanto, o processo de aprovação de doações, verbas de patrocínio, pagamentos de consultorias, gastos com entretenimento, entre outros, merecem maior atenção e níveis de aprovações específicos.

Finalmente, outro aspecto fundamental é o conceito de melhoria contínua, pois frente à dinâmica do mercado, principalmente no Brasil, a excelência em Compliance é um alvo móvel que, constantemente, deve ser seguido.

Leia mais:

Giorgio Armani Beauty

Amar é punk

 

Alexandra Santos

Alexandra Santos

Certificada PMD-Pro - Gerenciamento de projetos profissional de desenvolvimento internacional. PM4NGOS/ Word Vision Internacional / CARE Internacional

Certificada RARO PROJECT -Training Center - Gerenciamento de projetos com PRINCE 2 - FATEC Faculdade de Tecnologia DP Comércio

PRINCE 2 - RARO PROJECT Training Center.

Diretora de Projetos de Desenvolvimento Social - Instituto Relute

Artista Ramiro Cerqueira 1
Anterior

Artista Ramiro Cerqueira

Nutrição e imunidade 1
Próximo

Nutrição e imunidade