DestaquesLucas Machado

Significado das marcas

Significado das marcas

Por Lucas Machado

Confira a história de 08 grandes marcas mundiais e seus verdadeiros significados.

 

Google

Significado das marcas

O nome Google vem do “googol”. Se trata de uma antiga terminologia matemática que representa muitos números. Mostrando sua grandiosidade perante a internet.

Virgin

02

 

Um dos amigos de Richard Branson, criador da Virgin, teria dito que pela inexperiência dos sócios ” eles eram completamente virgens nos negócios”. Eles gostaram da sinceridade e adotaram o nome. “Virgin”

Blackberry

03

 

O nome da companhia foi criado em 1999, enquanto os sócios conversavam sobre o nome, um deles mencionou que os botões de um dos modelos dos celulares era semelhante a “bolinhas de amora preta.” Segundo os criadores não estava previsto que esse nome iria realmente ser da Companhia. Foi uma surpresa. Blackberry.

Spotify

04

Os criadores da empresa de streaming usaram as palavras “spot” e “identify” para criar Spotify.  Spot é “ponto”, “local”. Identify é “identificar”. Dai surgiu identificar o nome. SKYPE

Skype

05

A marca misturou “sky” (céu) com “peer-to-peer” (termo para falar de conexão ponto a ponto). Assim criaram Skyper. Mais tarde, a empresa abandonou o “r”. Frente a frente, comunicação facilitada.

Amazon

06

O criador da empresa, Jeff Bezos, queria um nome que tivesse a letra inicial “a” para aparecer no topo de qualquer lista alfabética. Ele achou a inspiração no Rio Amazonas: gostou da ideia de usar o nome do maior rio do mundo para representar suas ambições nos negócios.

Starbucks

07

 

O nome da rede de cafés tem inspirações literárias. Vem do famoso livro “Moby Dick”, de Herman Melville, onde há um certo Capitão Starbuck (sem o “s” no final).

A marca queria remeter aos mares e aos antigos navegadores e exploradores que transportavam entre continentes alimentos e mercadorias.

E café, claro. Essa referência marítima também aparece na sereia de duas caudas presente no logo. Foi nos oceanos e nos mares que foram identificados as razões da logomarca.

Pepsi

08

O criador da bebida, Caleb Bradham, foi pouco original no início: batizou sua invenção de “Brad’s Drink” (“Bebida do Brad”). Depois, achou o “Pepsi” em “dyspepsia”, que é basicamente intestino preso.

E a bebida tinha intenções curativas em sua origem, no fim do século 19. Hoje vários funcionários de alto escalão da empresa e alguns friccionados questionam essa definição.

 

 

 

Lucas Machado

Lucas Machado

Escritor, profissional de Marketing e Comunicação.

Anterior

Barbara Iweins

Próximo

Tênis Vans