DestaquesMulher

Shop Local

Shop Local.

Shop Local

Você sabe qual caminho percorre os produtos que você consome diariamente? Já parou pra pensar quantas pessoas estão sendo envolvidas durante todo o processo, desde a criação até o produto chegar até você? Você sabe quem produziu a roupa que você veste nesse momento?

Se você respondeu não à alguma das perguntas acima, precisa repensar seus conceitos…

Vivemos um era de mudanças, em que é preciso repensar todos os valores da cadeia produtiva. Prestamos atenção nos poluentes do ar, na produção exacerbada de lixo, no derretimento das geleiras, no aquecimento global, entre tantas tristezas que assolam nosso planeta por causa da interferência humana. Mas a questão não é apenas ecológica, uma vez que ela está relacionada em absolutamente tudo aquilo que fazemos e consumimos, inclusive na roupa que vestimos.

shop local - musthavee 2

Dentro da indústria da moda, a situação é alarmante, senão desesperadora. Manchetes acusam a existência das chamadas senzalas fashion, em que a indústria usa trabalho escravo na produção das peças baratinhas que você encontra nas grandes magazines; lemos reportagens sobre mortes e mutilamentos decorrentes da indústria ou dos poluentes gerados por essa engrenagem da moda. Veja o documentário incrível sobre a indústria da moda lançado em 2015, chamado “The true cost”  e sinta um soco no estômago – o diretor Andrew Morgan aborda toda a cadeia da moda e seu tenebroso impacto social e ambiental, exalta a precária condição dos trabalhadores e deixa uma pergunta: quem realmente paga o preço das roupas que consumimos?

Páre, pense, reflita, mude. Não dá pra fingir que não temos nada a ver com isso.

Vamos mudar essa triste realidade através do consumo consciente – o que não é o mesmo que não consumir! Consumir de forma consciente é consumir com responsabilidade, é sobre fazer escolhas com mais sabedoria e autoconhecimento, é usar melhor os seus recursos próprios e os recursos do mundo para satisfazer suas necessidadesA ideia é criar um elo entre o desenvolvimento sustentável e a industria como um todo; com a moda sustentável crescendo cada dia mais, os consumidores levarão em conta não apenas os preços, mas como e por quem e onde a peça foi confeccionada.

Nada mais inteligente, portanto, do que valorizamos os pequenos produtores locais, que fazem moda autoral e de qualidade, respeitando e valorizando seus funcionários e seus recursos naturais. Pode ter certeza que você estará incentivando a economia local, fazendo o dinheiro girar dentro da nossa própria economia e estimulando a criatividade de pessoas que estão pertinho de você. Vamos ser a mudança que queremos pro mundo! SHOP LOCAL!

“Reflexão do dia: é legal pensar em onde gastamos nosso dinheiro em termos de projetos que financiamos. Isso nos faz prestar mais atenção naquilo que financiamos, e chama a responsabilidade para financiar projetos em que realmente acreditamos. O que estamos financiando nesse momento? Olhar as coisas desta maneira nos faz pensar duas vezes antes de gastar cada centavo, aprendendo a direcionar melhor nosso fluxo de energia e recursos materiais. Cada centavo gasto é um centavo que financia alguma coisa. Que nossa energia então possa fluir para financiar projetos realmente merecedores desta energia!

E você? Que projetos anda financiando ultimamente?”
Destrinchando

Destrinchando

Anterior

Realizando Sonhos

Próximo

Rock Crawling ou Crawler