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Rock Crawling ou Crawler

Rock Crawling ou Crawler.

São duas formas de escrever, mas tá tudo certo, pois se tem rock no nome, não pode ser ruim. O Rock Crawling (ou Crawler, como queiram), é uma modalidade onde o objetivo é passar por obstáculos artificiais (ou não) com veículos fora de estrada (jipes e afins).

A diferença é que no Rock Crawling pode-se usar pistas totalmente artificiais, além das naturais, com os obstáculos feitos de grandes tubos de concreto, pedras gigantes, madeira entre outros, montados para proporcionar o maior nível de dificuldade possível aos veículos.

Esqueça a velocidade. Aqui o lance é superar os obstáculos, de preferência deixando as quatro rodas do veículo para cima.

Foto: Divulgação

Os veículos podem ser desde jipes preparados até modelos construídos especificamente para esse fim. Tração 4X4 é obrigatório nessa modalidade. Vê-se de tudo. Gaiolas com potentes mecânicas de caminhonetes novas e jipes com suspensões que superam o preço do próprio carro são alguns dos equipamentos usados pelos praticantes.

No Rock Crawling, baixa velocidade, direção precisa  e cuidadosa e muito torque são exigidos do piloto e da máquina, para que os obstáculos sejam  superados.

Outra situação interessante é que nas competições existe o “spoter”. A função do “spoter” é direcionar o piloto, para que as rodas sejam colocadas sempre da melhor forma para se superar os obstáculos, já que a visão do piloto é limitada, seja em virtude da altura da “viatura”, seja pelos ângulos que esses veículos atingem. Existe inclusive um equipamento chamado “inclinômetro”, que mostra ao piloto justamente o ângulo de inclinação.

Foto: Divulgação

O Rock Crawling pode ser praticado tanto na modalidade “indoor”, ou seja, em pista fechada e com obstáculos artificiais, ou “outdoor”, na natureza.  Pedras, ladeiras, troncos caídos, barrancos, cachoeiras, tudo serve ao propósito do Rock Crawling. Porém, pelo fato da transmissão desses veículos serem extremamente reduzidas, isso quase impede que eles rodem por trilhas ou vias asfaltadas.

Essa redução se faz necessária devido o imenso torque (força) que os veículos necessitam para essa prática. Nesses casos, a potência dos motores é transformada em força e não em velocidade.

Foto: Divulgação

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