DestaquesDestrinchando

Rejeição

Rejeição

Rejeição

 

Por Fabíola Fantin

A experiência de ser rejeitado faz com que as pessoas tenham mais dificuldade em formar relações seguras e de confiança com outros, por exemplo, parceiros íntimos, porque elas têm medo de passar pela mesma situação novamente.

E como elas se sentem? Exatamente como se tivessem sido socadas no estômago, só que a todo momento. Isso porque pesquisas nos campos da psicologia e neurociência revelam que as mesmas partes do cérebro que são ativadas quando as pessoas se sentem rejeitadas também são ativadas quando elas sentem dor física.

Porém, ao contrário da dor física, a dor psicológica da rejeição pode ser revivida por anos.
As crianças rejeitadas pela mãe ou pelo pai, sentem mais ansiedade e insegurança, e são mais propensas a serem hostis e agressivas.

Imagens do cérebro revelaram que o amor de uma mãe afeta fisicamente o volume do hipocampo do filho. No estudo, filhos criados com amor tiveram o hipocampo aumentado em 10% em relação às crianças que não foram tratadas com tanto carinho pelas mães. A investigação sugeriu uma ligação entre um maior hipocampo e melhor memória.

Portanto, vamos prestar atenção em como nos relacionamos? Aprender a intenção dos gestos e atitudes que dispensamos aos outros seres. Cuidar de, como nos manifestamos ou não, para nós mesmos e para os outros.

Porque uma vez que a sensação de desconforto é gerada, ela fica marcada emocional e fisicamente. Nós nos contraímos quando experimentamos rejeição. Contraímos o coração, a face, os ombros, o peito, o hipocampo e quanto mais se sofre rejeição, mais diminutos nos tornamos.

E cuidado! Preste bastante atenção, perceba se você mesmo não estaria se rejeitando! Os motivos? Podem ser vários, e precisam ser detectados urgentemente, para que você pare de se sufocar com tantas reclamações de si mesmo!

Perceba-se, conheça-te, ame-se e viva melhor consigo e para os outros seres.  Você merece e todos ao seu redor também!

Lucas Machado

Lucas Machado

Escritor, profissional de Marketing e Comunicação.

Anterior

Spas Saúde e Beleza

Próximo

Matheus Verdelho