Blenda GirardiDestaquesExtremeFitnessLucas Machado

Reflexão Alimentar

Reflexão Alimentar

Reflexão Alimentar

 

Por Blenda Girardi

Nos dias atuais tem se falado muito, em se buscar entender a respeito dos alimentos, seus valores nutricionais, suas ações funcionais, etc. A informação está aí, a um clique dos nossos dedos. E com bons profissionais atuantes no mercado.

Ainda assim, cada vez mais pessoas sofrem com a obesidade no planeta. Segundo a Associação Brasileira para Estudo e Obesidade e da Síndrome Metabólica, a ABESO, alguns levantamentos apontam que mais da metade de todos os brasileiros adultos hoje estão acima do peso.

b016a3da8ee0c49da79d894833e9ca59

E não para por aí. Para Majid Ezzati, professor da escola pública do Imperial College de Londres; “O número de pessoas no mundo cujo peso representa uma ameaça séria para saúde nunca foi tão alto”; disse ele numa pesquisa publicada no periódico médico “The Lancet”, em março do ano passado.

Estatísticas, conhecimentos de sobra, profissionais sedentos por resultados em seus pacientes; e cada vez mais uma população acima do peso. Contraditório, não? Seria, se não fosse uma lacuna que tem dado pouca, ou quase nenhuma importância.

A causa, o motivo, o porquê cada vez mais estamos, a cada ano que passa, fortalecendo estes índices.

Existem estudos, como no do professor Majid Ezzati, que apontam os industrializados e processados como os culpados. Há aqueles, contudo, que acusam o stress, a ansiedade ou a falta de tempo do mundo moderno.

Mas, se hoje sabemos que alguns alimentos que chegam à nossa boca tem feito mal, porque, ainda assim, continuamos cada vez mais a comer, comer e comer sem parar?

Ou ainda, porque, quando estamos tristes, felizes, rejeitados, ou aceitos comemos justamente aquilo que as pesquisas apontam como a causa do aumento da obesidade mundial?

Em todas as nossas emoções, lá está o tal carboidrato e a temível gordura preenchendo nossos estômagos. E nossos desejos não realizados, suponho. Ou então, completando um vazio que parece sem fim. Porque nossa satisfação está justamente atrelada aos vilões da dieta saudável?

O carboidrato contém açúcar, que proporciona a sensação de bem-estar. A nutricionista da ABESO, Fernanda Pisciolaro explica: “o açúcar dos alimentos, como de uma sobremesa, por exemplo, é mais facilmente metabolizado pelo organismo.

Como a serotonina (substância responsável para melhorar o humor) necessita de açúcar par ser produzida, ela entrará em maior quantidade no sistema circulatório.” Bem, esta pode ser uma das chaves do tão difícil emagrecimento. Portanto, o homem moderno encontrou sua satisfação no carboidrato?

Deixo essa reflexão para você, amigo leitor. Não a escrita aqui. E sim, a do quanto e com o que você tem alimentado o que você sente. Não é comida que saciará a ansiedade pela promoção na empresa. Não é o doce que reconfortará o término do namoro.

Não é a bebida que acalentará a pressão da competitividade do mundo moderno. E você sabe disso. Afinal, O que te domina? O que tem te saciado?

Leia mais:

Receitas com Abacate

Lanches práticos e saudáveis

Blenda Girardi

Blenda Girardi

Bailarina profissional há mais de 20 anos. Primeira bailarina clássica em sua companhia em Belo Horizonte/MG aos 19 anos e posteriormente, dedicou-se a todos os outros estilos de dança. (Jazz, contemporâneo, jazz funk, hip hop,
samba, musicais, etc). Formada também em Educação Física, estudante de teatro e canto atualmente.

Trabalha em programas de tv, como o ‘Domingão do Faustão’, da Rede Globo de Televisão, nos quadros que necessitam de bailarinos., fotografa como modelo para campanhas, etc.

Tem um solo show intitulado ‘Samba De Ponta’; que é um misto de samba com ballet nas sapatilhas de ponta, fazendo apresentações em eventos nacionais e internacionais. Destaque para o encerramento da Copa do Mundo de Judô, transmitido ao vivo pelo SPORTV, canais Globo.

Anterior

Presença

Próximo

Alfaiataria Masculina