Blenda GirardiDestaquesFitnessLucas Machado

Recuperação depois do carnaval

Recuperação depois do carnaval

Recuperação depois do carnaval

Por Blenda Girardi

Festas de fim de ano, férias, carnaval. Ufa! E no feriado da folia, especificamente, na maior parte, nos alimentamos de maneira bastante errada e escassa, dormimos pouco, e a ingestão de álcool vai nas alturas. E o corpo da gente sente, claro.

De acordo com a nutricionista da Corpometria de Brasília, Gabriella Alves, nesse período, “com o consumo
exagerado de álcool, o fígado pode se sobrecarregar, uma vez que nele são processados não somente as bebidas alcoólicas, mas todas as toxinas e medicações que consumimos”, diz.

Tá. Mas agora, não adianta voltar atrás. A folia passou, e as consequências dos dias de festas consecutivas podem refletir na nossa saúde.

Para tal, após a curtição do feriado, a nutricionista explica que a ingestão de água e os chamados ‘repositores hidroeletrolíticos’, também conhecidos como isotônicos, podem ajudar na reposição dos sais minerais e água perdida durante as festas.

Além da alimentação muitas vezes comprometida, uma agenda que se preze de um bom folião sempre é muito agitada, podendo interferir na rotina, acarretando poucas horas de sono.

Gabriella esclarece que essa maratona carnavalesca causa estresse e em alguns casos, baixa a imunidade corporal, e para combater esses radicais livres que são produzidos com essa carga exaustiva pela quebra da rotina e sono irregular.

Os alimentos antioxidantes são uma excelente opção: “Eles incluem alimentos ricos em vitamina C (limão, acerola, laranja), frutas vermelhas (amora, morango, mirtilo, framboesa), e também açafrão, beterraba, etc. Outra dica é ficar com vegetais verde escuros e água de coco (esqueça água de coco de caixinha ou outra forma de embalagem).”

Uma vez colocado às claras a melhor forma de recuperar o organismo pós-carnaval, a médica e nutróloga Alice Amaral, de Minas Gerais, indica justamente aquilo que devemos evitar depois de ter o corpo muito exigido nessa época: “não podemos sobrecarregar ainda mais abusando de uma alimentação rica em gorduras, produtos industrializados, com excesso de açúcar ou sal, refrigerantes e também excedendo no consumo de álcool.

Isso inclui o churrasquinho, hot dog e queijo coalho, muito fácil de se encontrar em cada esquina.”,
argumenta a nutróloga. Está aí folião. Hora de escolher em qual bloco você vai estar engajado, só que, desta vez, com a saúde. Prontos?

Leia mais matérias:

fortalecer os braços

Saúde física e mental

Blenda Girardi

Blenda Girardi

Bailarina profissional há mais de 20 anos. Primeira bailarina clássica em sua companhia em Belo Horizonte/MG aos 19 anos e posteriormente, dedicou-se a todos os outros estilos de dança. (Jazz, contemporâneo, jazz funk, hip hop,
samba, musicais, etc). Formada também em Educação Física, estudante de teatro e canto atualmente.

Trabalha em programas de tv, como o ‘Domingão do Faustão’, da Rede Globo de Televisão, nos quadros que necessitam de bailarinos., fotografa como modelo para campanhas, etc.

Tem um solo show intitulado ‘Samba De Ponta’; que é um misto de samba com ballet nas sapatilhas de ponta, fazendo apresentações em eventos nacionais e internacionais. Destaque para o encerramento da Copa do Mundo de Judô, transmitido ao vivo pelo SPORTV, canais Globo.

Anterior

Rösti culinária suíça

Próximo

A cor da Coragem