DestaquesFoodHomemThiago Chiericatti

RECEITA GNOCCHI MASSA ITALIANA

RECEITA GNOCCHI MASSA ITALIANA

RECEITA GNOCCHI MASSA ITALIANA

Por Chefe Thiago Chiericatti

O gnocchi (grafia original da palavra que significa ‘pedaços’ ou ‘pelotas’) é uma receita tradicional italiana que, por mais incrível que pareça, parece ter “nascido” em outro lugar. A massa, ou algo semelhante a ela, já era produzida no Oriente Médio desde os tempos romanos, e sua origem na Itália se deve, nada mais e nada menos, que à pobreza.

As antigas mamas italianas eram obrigadas a usar a imaginação para alimentar suas famílias, isso sem um ingrediente básico para a sua culinária que sobrava para os ricos, mas faltava para os pobres: a farinha.

Para conseguir a proeza de dar de comer a todos, elas utilizavam restos de pão ralado, um pouquinho de farinha e água para criar um prato que era chamado, até a Idade Média, de maccheroni. A massa era então modelada a mão e cozida em água salgada ou caldo de verduras e ossos de galinha, para dar sabor.

E que sabor! De tão delicioso, o nhoque logo caiu nas graças dos mais ricos e se popularizou por toda a Itália, se transformando na delícia que hoje é marca registrada do país onde (re)nasceu.

Atualmente, o nhoque possui tantas variações quanto fãs: com ovos, com batata, com verduras e legumes, com farinha de castanhas e até versões doces. Uma infinidade de sabores que descendem das cozinhas mais pobres da Itália e que hoje são um sucesso estrondoso em todas as partes do mundo. Vamos aprender a receitas saborosas da massa que continua a conquistar corações e estômagos por onde passa.

INGREDIENTES Massa 150 g de azeitonas pretas sem caroço 30 g de farinha de rosca 30 g de batata 60 g de farinha de trigo Molho 500 ml de molho de tomate pelado 1/2 maço de manjericão Acompanhamento (opcional) 200 g funghi erigui (tipo de cogumelo) 50 ml de azeite extravirgem 500 g de lombo de coelho 100 g de bacon 40 g de lardo (iguaria típica italiana feita com banha de porco) 40 g de sal Pimenta-do-reino a gosto 300 ml de óleo de milho 300 ml de molho roti 100 ml de vinho branco 50 g de manteiga 1 ramo de alecrim.

MODO DE PREPARO Para a massa Passe no espremedor de legumes as azeitonas pretas sem o caroço. Cozinhe as batatas em água e esprema também. Junte todos os ingredientes e tempere com sal. Mexa a massa ate ficar uniforme. Faça rolinhos, corte os nhoques e cozinhe em água fervente com sal. Quando subirem até a superfície da panela, escorra e reserve.

Para o molho Coloque um fio de azeite na frigideira e aqueça os tomates pelados e o manjericão. Junte o nhoque, agregue todos os ingredientes e sirva quente. Para o acompanhamento (opcional) Refoque o funghi no azeite e reserve. Corte o lombo em filés de espessura fina.

Tempere-os com sal e pimenta a gosto. Cubra com o lardo fatiado e o funghi refogado. Enrole os filés formando um cilindro e envolva cada um deles com as fatias de bacon. Cubra-os em papel alumínio e doure em óleo de milho no próprio papel. Em uma panela, coloque o molho roti (que pode ser feito com a carcaça do coelho), junte a manteiga, o vinho branco e as folhas de alecrim. Reduza até engrossar. Sirva o coelho fatiado coberto com o molho, acompanhado do nhoque.

Lucas Machado

Lucas Machado

Escritor, profissional de Marketing e Comunicação.

Anterior

AUTOCONHECIMENTO

SEGUNDA-FEIRA
Próximo

SEGUNDA-FEIRA