DestaquesFoodThiago Chiericatti

Receita francesa Suflê de chocolate

Receita francesa Suflê de chocolate

Receita francesa Suflê de chocolate

Por Chefe Thiago Chiericatti

Por trás de tanta leveza temos um clássico da cozinha francesa, que se espalhou também por vários países do mundo. O Suflê desperta atenção por suas características e é sucesso garantido nos restaurantes. Antonin Carême foi o primeiro a relatar suas experiências com o suflê, isso no século 19.

Hoje em dia, existem diversas receitas de suflê, seja salgado ou doce. O nome do prato significa “soprado”, fazendo referencia a característica principal do suflê que é a sua leveza. Sempre taxado como um prato difícil de fazer, o suflê de fato necessita de uma série de detalhes para que dê certo no final. Segundo o físico-químico Hervé This, o suflê é basicamente uma espuma de clara de ovos adicionada a um preparado, que pode ser o bechamel, ou um purê de frutas.

O creme bechamel é feito com leite, manteiga e farinha. A clara em neve é a alma do suflê, e por isso necessita de ser extremamente bem batida. Ela proporcionará leveza, volume e estrutura para impedir que o suflê desmonte ao sair do forno. Ao misturar a clara em neve com o creme bechamel, é importante ter cuidado, para não destruir as milhares bolhas de ar que foram criadas.

O ideal é colocar sempre em recipientes pequenos, e controlar bem a temperatura do forno, pois uma queda forte de temperatura, fará com que o suflê dê errado. Simples, leve, e especialidade francesa, o Suflê ganhou diversas variações tamanho sucesso que fez ao longo dos tempos.

INGREDIENTES:

200 g de açúcar 4 ovos 200 g de chocolate meio amargo 200 g de manteiga

MODO DE PREPARO:

Derreta o chocolate em banho-maria. Derreta a manteiga. Separada as claras das gemas dos ovos, reserve as gemas. Bata as claras até que elas fiquem em ponto de neve, reserve Bata as gemas com o açúcar até ficar um creme.

Por último, delicadamente adicione as claras em neve Adicione o chocolate e a manteiga nesse creme.

Coloque no forno, que não pode estar preaquecido, por cerca de 10 a 15 minutos. Espere até que ele cresça

 

 

Thiago Chiericatti

Thiago Chiericatti

Thiago Chiericatti já esteve a frente de grandes restaurantes em Belo Horizonte e na Itália. Passando pelo restaurante topo do mundo, Vila Floriano e o respeitado Giussepe Trattoria em Milão. O chef Chiericatti está em grande evidencia no mercado da gastronomia por sempre ser ousado em arriscar novas receitas.

Anterior

Online e varejo

Próximo

Sustentabilidade e material descartado