DestaquesFoodHomemThiago Chiericatti

Ravióli

Ravióli

Ravióli

Por Thiago Chiericatti

Os ravióli (plural de raviolo) são pequenas massas feitas com farinha de trigo e ovo, recheados com carne, peixe, vegetais ou queijo e cozidos em algum tipo de molho. São típicos da culinária da Itália. Surgiram na Ilha da Sicília (sul da Itália) no século XII como círculos ou retângulos de massa para serem adicionados em caldos e sopas. Com o tempo, surgiram os ravióli recheados.

Ovos, queijo (ricota) e ervas eram os principais ingredientes para rechear a massa, mas foi no norte da Itália que surgiram os ravióli com recheio de carne. Reza a tradição que os ravióli devem ter formatos quadrados ou retangulares.

Com outros formatos estas massas costumam ganhar outros nomes. Quando se usa a palavra no singular, normalmente se refere a um macarrão grande, preparado de maneira semelhante aos pequenos, mas com uma gema de ovo inteira.

INGREDIENTES:

4 copos de farinha de trigo 1/2 colher (chá) de sal 2 ovos 1/4 copo de azeite de oliva 1/2 copo de água farinha extra em mãos para polvilhar recheio de sua preferência molho de sua preferência

MODO DE PREPARO:

Faça o recheio do ravióli de sua preferência (queijo, frango, carne, etc). Quebre ovos em uma tigela grande e bata-os com um garfo. Adicione água, azeite e sal e misture tudo Adicione 1 copo de farinha à tigela e mexa para misturar a farinha com a mistura anterior. Repita com o restante da farinha adicionando um copo de cada vez. Misture até formar uma massa macia. Polvilhe as mãos e uma superfície lisa com farinha. Retire a massa da tigela, forme uma bola e sove-a por 5 minutos, ou até se tornar elástica. Polvilhe um rolo com farinha e abra a massa até ela ter aproximadamente 4 milímetros de altura.

Caso não tenha molde de ravioli, use cortador de biscoito ou copo para cortar círculos na massa. Recheie os círculos com o recheio desejado e dobre a massa pela metade, fazendo uma meia-lua. Aperte as extremidades e feche completamente o ravióli com a ajuda de um cortador carretilha de massa ou um garfo. Caso tenha dificuldade em fechar a massa, molhe seus dedos em água e umedeça a extremidade externa do círculo.

Enquanto está produzindo os raviólis, acomode os primeiros numa forma enfarinhada, para evitar que se grudem. Cozinhe os raviólis em água fervente por 5 minutos ou até ele começar a flutuar Sirva com o molho de sua preferência. Pode-se congelar os raviólis, coloque-os separadamente em um pote, polvilhe-os com farinha para evitar que eles se grudem. Sirva sem moderação.

Leia mais:

BURRATA DE QUEIJO

CABELOS GRISALHOS

Thiago Chiericatti

Thiago Chiericatti

Thiago Chiericatti já esteve a frente de grandes restaurantes em Belo Horizonte e na Itália. Passando pelo restaurante topo do mundo, Vila Floriano e o respeitado Giussepe Trattoria em Milão. O chef Chiericatti está em grande evidencia no mercado da gastronomia por sempre ser ousado em arriscar novas receitas.

Anterior

Dia do Homem

Próximo

Esperança