tranferência

QUARTO MONTESSORIANO

QUARTO MONTESSORIANO

QUARTO MONTESSORIANO  Por Raissa Fortes

Quando se tem filhos, sempre queremos o melhor para eles, inclusive na hora de montar o quartinho para alguém tão esperado! Estilo no decor não faltam, seja ele provençal, clássico, moderno ou contemporâneo. Mas, já ouviu falar em quarto montessioriano?

O quarto montessoriano é baseado no método montessoriano de educação das crianças e foi criado pela médica e educadora italiana Maria Montessori em 1907. O método privilegia a busca direta e pessoal do aprendizado, através de uma estrutura que valorize a ótica da criança e não do adulto.

Sendo assim, o objetivo da decoração do quarto é oferecer um lugar com móveis e objetos na altura dos olhos da criança para que ela possa desenvolver sua autonomia e liberdade com segurança, através da auto educação. É caracterizado por uma ênfase na autonomia, liberdade com limites e respeito pelo desenvolvimento natural das habilidades físicas, sociais e psicológicas da criança.

Se quer fazer um quartinho inspirado nesse método, seguem algumas dicas:

– O berço é substituído por um colchão no chão ou uma cama baixinha pra que a criança tenha mais independência pra deitar ou levantar.

– O quarto é organizado pela criança com a ajuda dos pais. Ela deve saber onde encontrar seus brinquedos e objetos favoritos que devem estar acessíveis ao alcance da mão. Assim como suas roupas no armário.

– As fotos, quadros, espelhos devem estar à altura do seu olhar.

– A decoração deve ser de preferência minimalista, com poucos brinquedos em esquema de rodízio, para que a criança possa explorar cada objeto e desenvolver a concentração.

Gostou da dicas? Seguem algumas inspirações para o quartinho dos pequenos. Beijuss e ateé!

 

Leia mais matérias:

Desenhando Comportamentos

Cadeira em cadeia

Raissa Fortes

Raissa Fortes

Raissa Fortes é Designer de Ambientes, Desenhista, Advogada, observadora e curiosa, entusiasta do Design, das Artes e do comportamento humano.

Anterior

AMO VIAJAR

Próximo

SE VOCÊ NÃO QUER AMAR