Destrinchando

Estilo de Motos

Estilo de Motos

Triciclos

Os triciclos existem desde que o mundo é mundo. Começaram a ser fabricados praticamente junto com as primeiras bicicletas. Quem não se lembra dos “Velocípedes”? Ou das Tonkas, com grandes rodas de plástico?

Mas a coisa ficou bacana quando colocaram motores neles. Da mesma forma como as motos derivaram das bicicletas, assim foi com os triciclos motorizados.

Eles podem ter diversas motorizações e com diversas configurações.  A mais normal é com uma roda na dianteira e duas na traseira.

Estilo de Motos

Foto: Divulgação.

Aqui no Brasil, o mais comum são os triciclos feitos com os motores dos antigos fuscas refrigerados a ar. Mas também, podem ser feitos com quase todo tipo de motorização, mostrando toda a sua flexibilidade em termos de construção. Motores de moto, grandes motores de carros, como os potentes V8, motores estacionários (os famosos motores de bomba d’água), enfim, uma das grandes vantagens dos triciclos é justamente poder ser feito com praticamente de qualquer motor.

Foto: Divulgação.

Os gringos, para variar, gostam do “quanto maior, melhor” e a predominância por lá é dos V8.

Fotos: Divulgação.

Alguns triciclos americanos são feitos com a traseira em formato dos carros clássicos, mesclando assim o gosto pelos automóveis com o gosto pelas motos, numa junção diferenciada por esse design.

Fotos: Divulgação.

 

Hoje em dia, está sendo lançada no Brasil uma série de triciclos para trabalho, derivados de motos coreanas, chinesas e afins. Mas esses são especificamente para trabalho e, em termos de estética, é melhor nem falar nada.

O triciclo apresenta algumas “vantagens”  em relação às motos. Uma delas é o fato de que não precisa nem saber se equilibrar para andar neles. Não se põe o pé no chão em sinal de trânsito e, dependendo do modelo, pode-se carregar tanta bagagem quanto num carro. O garupa, ou carona, ou passageiro, nesse caso também tem uma posição privilegiada e confortável.

Foto: Divulgação.

No começo, ele requer um pouco de cuidado, mas é bem rápido para se acostumar aos controles e a forma diferenciada da pilotagem.

Triciclos são tão versáteis que podem, inclusive, rebocar uma carretinha ou reboque, seja lá para o que for. Quem já frequentou encontros de motos, já teve a oportunidade de vê-los puxando os mais variados acessórios, dentre eles, até mesmo caixões de defunto, onde um desses donos chegava a dormir nele, de tão “confortável” .

Nessa onda, surgem também triciclos mais modernos, como os Cam Am, onde a configuração muda e as duas rodas passam para a frente, ficando apenas uma roda na traseira.

Fotos: Divulgação.

Esses triciclos primam pela modernidade. Motores de última geração, acabamentos refinados e muita tecnologia fazem parte desses modernos triciclos, que tem tido uma ótima aceitação no mercado, apesar de seu preço bem salgado, em relação aos triciclos “convencionais”.

Destrinchando

Destrinchando

Anterior

Sorum

Próximo

Os diferentes estilos de Motociclistas