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Qual o melhor horário para fazer exercícios físicos

Qual o melhor horário para fazer exercícios físicos

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Por Blenda Girardi

Você sabe qual é o melhor horário para fazer exercícios físicos confira aqui;

A vida anda cada dia mais corrida, não é? Semanas se tornaram dias, a sensação é de que o ano virou meses. E como já cantava Cazuza, “o tempo não para”. As academias cada vez mais se adaptando ao estilo louco das grandes cidades, facilitando com uma gama de horários, tudo para poder atender a quem não abre mão de faltar um dia sequer de treino. O horário pode não ser o mesmo, mas lá está você ‘batendo ponto’ com seu compromisso fitness do dia. Mas afinal, existe um melhor horário para malhar?

Caso você seja da turma dos madrugadores, um alerta: “a atividade física acelera o consumo de glicose (açúcar no sangue). Se a pessoa estiver mal alimentado, ela pode ter um quadro de hipoglicemia, e também o rendimento será prejudicado”, afirma o ortopedista Ricardo Cury, especialista em medicina do esporte e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia De Joelho. Ou seja, nada de sair cedinho naquela correria sem um bom café da manhã, de preferência, corretamente orientado por seu nutricionista.

Já para os vespertinos, a nutricionista Heloísa Guarita Padilha, presidente da Associação Brasileira de Nutrição Esportiva (ABNE) revela: “quem treina no final da tarde tem mais força”. Heloisa explica que diversos fatores metabólicos podem intensificar a potência física no fim do dia. Os níveis de insulina e cortisol, hormônio ligado ao estresse físico, participam desta equação. “Mas não dá para apontar uma causa isolada”, reforça.

Restou tempo só à noite? Sem problemas! Fazer exercícios nesse turno é parte das receitas médicas contra insônia, mas tem que tomar cuidado, para que o efeito não se torne contrário, caso a pessoa se exercite muito próximo de deitar: “A atividade física libera uma grande quantidade de endorfina, o que gera euforia na pessoa”, diz Cury.

Claro que isso não se aplica a todos de maneira taxativa, afinal, como já lemos em vários de nossos textos aqui na coluna, cada pessoa compreende uma série de particularidades, daí a consulta ao profissional competente se fazer sempre imprescindível. Conheço pessoas que se exercitam tarde da noite porque se sentem mais animadas nesse horário, tomam um banho relaxante e logo dormem; há outras que dizem ter insônia, mesmo praticando atividade física pela manhã. Uma coisa os profissionais concordam em sua maioria: o melhor horário para se exercitar é aquele em que haja equilíbrio entre saúde aliado à sua disposição. Portanto fica a dica.

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Lucas Machado

Escritor, profissional de Marketing e Comunicação.

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