Carolina Neves NeivaDestaques

Quais suas cercas

Quais suas cercas

Quais suas cercas

 

Por Carolina Neves Neiva

Existe um filme fenomenal chamado Fances, no qual Viola Davis ganhou o Oscar de melhor atriz. Assistindo esse filme captei uma frase maravilhosa que me deu o tema para essa crônica, “existem pessoas que constroem cercas para deixar pessoas mais próximas, e existem pessoas que constroem cercas para deixarem pessoas bem longe.”

E o pensamento de quais cercas eu havia criado em minha vida me perseguia, eu pessoalmente tenho claro em minha mente que minhas cercas servem unicamente para deixar pessoas afastadas de mim. Agora, afastadas do que? Ou será que não as deixo verem quem realmente sou? Acho que essas perguntas são muito pertinentes a todos que querem fazer um exame em suas próprias vidas. Sendo esse exame somente em seus relacionamentos externos ou seu relacionamento interno, que posso dizer é o mais difícil.

Será que eu construo cercas para eu mesma? Para me manter fora ou dentro de mim.

Bom, posso contar alguns dos padrões que vejo em muitas pessoas. Vejo muitos de meus amigos construindo cercas ao redor de uma vida que eles julgam serem “perfeita’ o que na verdade pode ser o contrario pois o medo de ver a verdade em sua própria vida pode doer infinitamente, olhar para o espelho e ver a verdade dói muito, mais do que ver uma doce mentira permeada de sonhos e esperanças e cercas construídas ao redor do que julgamos sermos.

Bom, voltando para os amigos, vejo também amigos que constroem cercas ao redor de pessoas amadas como familiares, as vezes essa proximidade chega a ser sufocante para eles e seus familiares. Os medos que permeiam a construção de uma ‘cerca’ e extremamente horrendo, afinal o fundamento mesmo ilusório de uma cerca tem como propósito proteger e cuidar de algo, e eu por conclusão própria penso que só chegamos ao ponto de clausura interna e externa somente se o medo se torna algo real extremamente doloroso.

As cercas que criamos em nosso núcleo familiar pode ser um dos mais perversos pois, a palavra família vem sempre carregada de muita emoção. Como família é tudo na vida de uma pessoa. Nunca devemos deixar nossa família de lado. Mas muitas das vezes é necessário pular a cerca familiar para poder viver e respirar.

Depois de ter falado tanto sobre cercas e facetas, e de ter dado exemplos de situações, deixo com vocês a pergunta: Quais são as suas cercas?

Carol Neves Neiva

Carol Neves Neiva

Psicóloga clínica especializada em psicóloga hospitalar.
Life coaching.
Atuo na área de motivacional a 6 anos.

Anterior

Projeto Recrie

Próximo

Torta Twix Low Carb