DestaquesHomemLucas MachadoSaulo Arruda

Propósito de vida

Propósito de vida

Propósito de vida

Qual o seu propósito de vida?

O CAMINHO PODE SER DIFÍCIL, MAS VALERÁ A PENA SE NÃO TE AFASTAR DO SEU PROPÓSITO.

Costumo citar esta frase em minhas palestras, afinal ela é determinante para um corredor de Longas Distâncias e também um alerta para as nossas ações no mundo corporativo e na vida pessoal.

Numa Ultramaratona, o percurso e a exposição prolongada ao esforço são sempre desgastantes e desafiadores, mas sempre valerá a pena se o atleta estiver no caminho certo e decidido a superar seus limites físicos e mentais.

No mundo corporativo não é diferente: os desgastes e desafios valerão sempre a pena se não nos afastar dos nossos propósitos! Conceitualmente, ter um propósito é o mesmo que desejar algo.

De forma mais intensa, o propósito é o sentido que damos à vida. Quem somos? Qual caminho estamos? Quais trajetos desejamos seguir? Porque estamos indo por este rumo?

Dar sentido às nossas vidas, identificar o nosso propósito faz a vida fluir melhor, afinal nos habilita a fazer escolhas mais acertadas e nos conduz a paz e a felicidade.

Fácil explicar e simples entender o conceito de Propósito de Vida, correto? Mas nem sempre é uma tarefa singular encontrarmos o nosso Propósito de Vida. Penso então, que, à princípio, 8 perguntas podem nos ajudar nesta busca.

1 – Quais é o seu maior *talento e habilidades?

2 – Pelo que você é elogiado constantemente?

3 – Dá para explorar melhor o seu talento e habilidade(s) na sua atividade profissional?

4 – Caso o dinheiro não fosse o problema, o que você gostaria de fazer?

5 – Qual é o seu sonho, paixão, desejo? O que você faz que te deixa mais feliz?

6 – Quais atributos pessoais você precisa melhorar para poder realizar o que gosta?

7 – O que está fazendo hoje na vida profissional, te afasta ou aproxima do seu sonho?

8 – Consegue ser “você mesmo” na atividade que exerce atualmente?

Buscar o nosso propósito, provavelmente gerará mais perguntas do que respostas. Penso também que é uma viagem individual e interna, mas que deve ser feita ao lado das pessoas que contribuam positivamente com você.

Se possível, distante daqueles que duvidam do seu talento e do seu potencial. Se você já encontrou o seu propósito, parabéns! Imagino que tenha muito a contribuir. Se, assim como eu, começou a sua viagem em busca do seu propósito, vá com persistência e inteligência!!! O caminho pode ser difícil, mas sempre valerá a pena!

Se ainda não começou a sua busca, recomendo iniciar assim que possível, mas não se preocupe tanto, afinal podemos ser valiosos e significativos mesmo sem termos identificado o nosso propósito, ok?

Além disso, não adie a sua felicidade, afinal podemos ser felizes muito antes de encontrarmos o nosso propósito de vida. Saibam que é natural, se a busca durar uma vida inteira!!!

Por fim, imagino que o desafio e desejo de muitas pessoas seja tirar o seu sustento do próprio propósito de vida.

 

Destrinchando

Destrinchando

Anterior

Academias no verão

Próximo

Ed Sheeran em Bh