DestaquesRaissa Fortes

Projetos e Obras

Projetos e Obras

Projetos e Obras

 

Por Raissa Fortes

Quando se fala em projetos, obras e reforma, imediatamente veem a mente uma imagem de caos: tudo revirado, quebrado, sujo, datas que se estendem sabe-se até quando, linguagem quase indecifrável de técnicas de construção, problemas sem fim que se multiplicam e soluções que parecem ser pronunciadas em sânscrito.

Mas existe uma boa notícia. Toda essa imagem de bagunça e tragédia pode ser substituída por uma imagem linear, organizada e principalmente, planejada. O mistério está em um bom projeto e uma boa comunicação.

No projeto irá se prever toda a distribuição do espaço, os tipos de revestimentos que melhor serão utilizados de acordo com as necessidades do ambiente, iluminação, necessidades especiais do local (a que fim vai se destinar o local, por exemplo se for uma cozinha, um banheiro, um espaço para TV, um escritório, etc). Todas essas informações serão o catalisador da obra, ou seja, irão minimizar problemas e direcionar a obra em si.

A comunicação é parte essencial de todo esse processo. Como estão envolvidas um certo número de pessoas como empreiteiros, fornecedores, clientes e profissionais da área de projeto, a tradução de todas as partes técnicas, possibilidades, desejos e a parte financeira devem ser alinhadas e não deve haver ruídos de mal entendidos.

O desenho do projeto é a união entre um bom planejamento e a comunicação em si. Um desenho bem feito, claro, simples, objetivo e legível evita problemas futuros.

Partindo desse pressuposto a contratação de um bom profissional da área como o Engenheiro, Arquiteto ou Designer de Interiores auxiliará na condução desses trâmites técnicos, em uma boa visão da parte estética e de funcionamento do local, além dessa tradução de linguagens que para muitos é tão distante e até desinteressante.

Portanto, se for iniciar um obra, fique atento. Se informe, consulte e contrate bons profissionais, faça um bom projeto e alinhe todas as informações de todos os envolvidos e mãos à obra!

Beijuuss e até!

Confira mais matérias da Raissa.

Sobre papéis, paredes e personalidade

Cadeira em cadeia

 

 

Raissa Fortes

Raissa Fortes

Raissa Fortes é Designer de Ambientes, Desenhista, Advogada, observadora e curiosa, entusiasta do Design, das Artes e do comportamento humano.

Anterior

O fim

Fórmula 1
Próximo

Fórmula 1