Carolina Neves NeivaComportamentoDestaquesHomem

Primeiro Encontro

Primeiro Encontro

Primeiro Encontro

Por Carolina Neves Neiva

Primeiro encontro. Como saber os sinais certos para um final feliz e saudável para você.

Você conheceu o cara no Tinder, por exemplo, ou no facebook e concordou em sair em um encontro casual, em um café ou bar. A aparência, idade e tipo de trabalho são tudo que você realmente conhece até agora. O que você deve procurar durante seu primeiro encontro?

Seja sincero com você mesma e com ele também, sobre o que você quer. Você está procurando um relacionamento que tenha o potencial de ser duradouro e significativo? Se assim for, existem comportamentos para procurar o que o ajudará a decidir se esta pessoa é uma boa combinação para você.

1. Bondade e compreensão. Estes são traços que a maioria das pessoas valorizaram em um relacionamento, seja para curto ou longo prazo. Preste atenção em como ele reage às pessoas ao seu redor, como caixas e servidores. As pessoas são tratadas com bondade e respeito básicos? A forma que essa pessoa trata o outro, se for com desrespeito já é uma bandeira vermelha a ser levantada. A mesma consideração se aplica a você também. Se você chegar atrasado devido ao tráfego inesperado ou a uma rota desconhecida, ele é rápido para entender e perdoar você? Uma resposta implacável é uma bandeira vermelha que essa pessoa não será compreensiva com você.

2. Interesses comuns e valores. Faça um esforço para descobrir o que você tem em comum e de que maneiras você é muito diferente. Os casais que compartilham interesses semelhantes terão menos conflitos e uma necessidade menos frequente de comprometer-se. Eles também terão mais oportunidades de construir uma amizade entre si fazendo coisas juntas que são divertidas para ambos. Obviamente, você não precisa compartilhar todos os seus interesses. Ter um interesse diferenciado pode ser apreciado por ambos os indivíduos. Um exemplo de uma diferença complementar é quando ele gosta de cozinhar e ela não gosta de cozinhar, mas aprecia experimentar novos alimentos e receitas revisadas. Para compatibilidade a longo prazo, você também deve considerar questões baseadas em valores, como uma diferença no equilíbrio preferido entre trabalho e lazer e se você concorda ou não economizando para o futuro ou gastos para viver no momento.

3. Estilo de personalidade básico. Os opostos podem ser atraentes no curto prazo, mas também podem causar desgastes enorme. Onde existem diferenças de personalidade, descubra se são diferenças complementares ou conflitantes. Uma diferença conflitante comum seria um extrovertido extremo que precisa ser socialmente ativo sempre que o tempo o permitir, com um introvertido relativo que está esgotado e estressado ao participar de eventos sociais todos os fins de semana. Percebemos que ninguém terá todas as características que valorizamos, ou compartilharemos todos os nossos interesses e sonhos. Ninguém entre nós é perfeito. O desafio é encontrar uma pessoa que seja semelhante a você nas formas mais importantes para você, tenha capacidade de compreensão e empatia, e tenha uma quantidade razoável de estabilidade emocional. Para aqueles que procuram um parceiro de longo prazo, sugiro que você dê prioridade a mais uma característica, pois os problemas aparecem quando as pessoas vão se tornando mais intimas e vão se abrindo. Sendo assim não jogue a toalha ao primeiro sinal de conflito ou desentendimento.

Mas fique atenta(o) as situações recorrentes. Isso inclui falar quando você tem uma preocupação válida e ouvir as preocupações do relacionamento da outra pessoa. No final das contas é ser estar atenta(o) ao que você sente e não ultrapassar seus limites e da mesma forma do seu companheiro(a). Lembrem-se quanto mais honesto com você mesmo, mas será com o outro. Sinceridade e honestidade é a base fundamental para todo começo, seja de um relacionamento amoroso, amizade ou trabalho.

É a base para a relação humana.

Leia mais:

AMOR E AMIZADE

CALÇADAS

Carol Neves Neiva

Carol Neves Neiva

Psicóloga clínica especializada em psicóloga hospitalar.
Life coaching.
Atuo na área de motivacional a 6 anos.

Anterior

Camelôs Belo Horizonte

Próximo

Ideias originais