DestaquesPaulo Solmucci

Presidente Obama

Presidente Obama

Por Paulo Solmucci

Todos adolescentes ralam nas férias; a filha do presidente Obama, também.

Presidente Obama

A parte menos desenvolvida do planeta ficou admirada de ver Sasha, 15 anos, trabalhando em um restaurante durante as férias escolares.

Ela é a filha mais nova do casal Barack e Michelle Obama. Até mesmo no sul dos Estados Unidos uma notícia assim causa algum espanto. Mas, no nordeste do país, que é o berço da civilização americana, qualquer um tem de trabalhar.

Até mesmo uma criança começa a aprender, desde novinha, a arrumar a cama sempre que dela se levantar. Os meninos e as meninas de uma casa também ajudam a lavar as louças do pós-jantar.

Aquela estreita faixa encostada no Atlântico, da cidade de Nova York para cima, foi o berço da civilização norte-americana. Dali espalhou-se a Guerra da Independência e, depois, a Guerra Civil contra o regime escravocrata do sul. Lá foi moldada a Constituição, que permanece a mesma desde a promulgação, em 1787.

Com a Constituição, foi criada a moeda, o dólar, que está vigorando há 229 anos ininterruptos. Washington é a capital desde os primórdios da República. Foi fundada em 1791. A estabilidade é um fundamento da ideologia do nordeste – a região denominada Nova Inglaterra. É neste contexto que perdura o valor social do trabalho.

Sem escravidão, historicamente cada um aprendeu a se virar. Os integrantes de uma família, seja ela rica ou não, cortam a grama, pintam a casa, retiram a neve. É normal. Anormal é quem não bota a mão na massa. Torna-se malvisto. A cultura do trabalho não pegou inteiramente na terra da escravidão, nos estados do ‘sul profundo’, como a Luisiana, a Geórgia e o Alabama.

Por lá ainda permanece o hábito de alguém ser trivialmente atendido por um serviçal qualquer. Em 1940, Martin Luther King dizia que, enquanto esse vício não fosse removido, o sul continuaria com um nível de desenvolvimento bem inferior ao do norte.

Sasha foi flagrada no seu trabalho de férias escolares, em um restaurante na ilha Martha’s Vineyard, em Massachusetts, no coração da Nova Inglaterra. Cada passo da menina era vigiado por agentes da segurança americana.

Óbvio. Ela é filha do presidente dos Estados Unidos. Os primeiros imigrantes chegaram à região em 1620, no pequeno navio chamado Mayflower.

Desembarcaram com os seus valores. Por exemplo: sem que seja fruto do trabalho, o prato que se come é amaldiçoado. Eis por que o nordeste americano é o lugar do mundo onde mais se pratica o voluntariado. Quando se aposentam, as pessoas da região se engajam em alguma instituição do terceiro setor.

A irmã de Sasha também trabalhou nas férias. Malia Obama, 18 anos, igualmente trabalha nos tempos de férias. No último verão, ela trabalhou como assistente de produção em um programa de televisão, nos canais CBS e HBO.

No segundo semestre do ano que vem, Malia vai estudar na Universidade de Harvard, onde seus pais Obama e Michelle graduaram-se em Direito.

Harvard está sediada em Cambridge, no estado de Massachusetts. É a melhor universidade do mundo, formada só por estudantes brilhantes, que sempre arrumaram suas camas, ajudaram a lavar as louças e trabalharam nas férias.

-2

Paulo Solmucci

Paulo Solmucci

Paulo Solmucci - Presidente da ABRASEL (Associação brasileira de bares e restaurantes).

Anterior

Alienação

Próximo

Xadrez no Inverno