DestaquesDestrinchando

Praga | Arquitetura viagem e turismo

Praga | Arquitetura viagem e turismo

Destrinchando

Por Rachel Capucio

A arquitetura art nouveau é criativa e inventiva. É caracterizada pela presença de linhas ondulantes e dinâmicas, a fim de transmitir a idéia de movimento. Em Praga e na República Tcheca (então ainda Thecoeslováquia) foi realizada por arquitetos como Ohmann, Bedrich Bendelmayer, Alois Dryak, Oskar Polivka, Antonin Balsanek, Josef Fanta e Alois Korda.Praga é uma cidade interessante e difere de outras cidades européias pela história, cultura, idioma e arquitetura. Sua cor avermelhada predominante nos telhados das casas, chama a atenção. Os tchecos adoram as cores vibrantes e elas estão por toda parte. Praga é criativa, colorida, simpática e de fácil locomoção, mas o traço mais marcante desta magnífica cidade, é a “cara art-nouveau”. Que é um estilo de arte, arquitetura e mobiliário que, se tornou muito popular entre o fim do século XIX e o começo do século XX.

Talvez o grande influenciador do estilo tenha sido o artista tcheco Alphonse Mucha, a partir de 1895 com seus pôsteres de propaganda das peças de Sarah Bernhardt e outros materiais artísticos e publicitários para embalagens. O estilo de Art Nouveau em Praga foi associado com o Renascimento Nacional Tcheco. É conhecido como Secese, um nome adotado do termo Austríaco “secessionismo”. Secções “fin du siècle” de Praga revelam prédios modestos incrustados com imagens de folhas e mulheres que curvam e giram através das fachadas.

Exemplos de Art Nouveau na cidade, juntamente com os exteriores de muitos prédios de apartamento e comerciais, são: a Casa Municipal, o Hotel Pariz, o Mercado Municipal de Smíchov, Hotel Central, as janelas da capela St. Wenceslas na Catedral St. Vitus, a estação de trem principal, o Hotel Grand e a “Jubilee Synagogue”. Apesar de o estilo Art Nouveau ter sido substituído pelos estilos modernistas do século XXI, atualmente é considerado uma importante transição entre o historicismo do neoclassicismo e o modernismo.

Além disso, os monumentos Art Nouveau são reconhecidos pela Organização das Nações Unidas como patrimônios mundiais, com contribuições significativas para o patrimônio cultural.

Leia mais:

Piso, paredes e revestimentos: como combinar na escolha dos materiais

Rachel Capucio

Rachel Capucio

Rachel Capucio de Paula e Silva é advogada, graduada pelo Centro Universitário de Belo Horizonte(UNI-BH), pós-graduada em Direito do Estado (Universidade Anhanguera/Uniderp) e em Ciências Criminais ( Faculdade de Direito Padre Arnaldo Janssen).

Anterior

Piso, paredes e revestimentos: como combinar na escolha dos materiais

Próximo

Paraíso austríaco chamado de Hallstatt