DestaquesThiago Chiericatti

Polvo a Lagareiro

Polvo a Lagareiro

Polvo a Lagareiro

Por Chefe Thiago Chiericatti

O polvo à lagareiro é uma prato culinário típico de Portugal. Como o nome indica, é confeccionado com polvo. Este é cozido e, em seguida, grelhado. É servido regado com azeite quente, onde deverão ter sido alourados alhos e pequenos pedaços de cebola.

Como acompanhamento, são utilizadas as batatas a murro. A expressão lagareiro designa um indivíduo que trabalha num lugar, na produção de azeite. É utilizada neste contexto devido à quantidade abundante de azeite que é usada para regar o polvo.

INGREDIENTES:

2 kg de polvo 8 batatas pequenas 1 pimentão 1 cebola azeitonas pretas azeite sal

MODO DE PREPARO:

Preparo do polvo:

(1ª etapa) Compre um polvo médio/grande de 2 kg eviscerado. Limpe bem e tome cuidado para que não fique nada de areia. Em uma panela grande coloque água para ferver. Coloque o polvo e deixe cozinhar até que fique macio. Deixe por cerca de 30 a 40 minutos e escorra

(2ª etapa): Acenda a churrasqueira e deixe em brasa com temperatura alta. Pegue o polvo, pincele-o com azeite e coloque na grelha. Deixe até que ele fique dourado e crocante por fora. Preparo das batatas ao murro: (1ª etapa) Pegue oito batatas pequenas tipo sauté. Lave bem e não descasque. Coloque as batatas em uma forma e cubra com sal. Leve ao forno por aproximadamente 40 a 50 minutos até que fiquem macias (2ª etapa):

Pegue um pimentão vermelho/amarelo, tire os caroços e corte-os em fatias grossas. Pegue uma cebola, descasque e corte em quatro pedaços. Disponha em uma forma e regue com azeite Leve ao forno 200ºC por cerca de 40 minutos até que fiquem macias.

Leia mais:

Alimentos Transgênicos

Benefícios de beber agua

Thiago Chiericatti

Thiago Chiericatti

Thiago Chiericatti já esteve a frente de grandes restaurantes em Belo Horizonte e na Itália. Passando pelo restaurante topo do mundo, Vila Floriano e o respeitado Giussepe Trattoria em Milão. O chef Chiericatti está em grande evidencia no mercado da gastronomia por sempre ser ousado em arriscar novas receitas.

Anterior

Colecionador de corações partidos

Próximo

Restaurante transacional e relacional