DestaquesDestrinchando

Planta é saída ecológica e estética

Planta é saída ecológica e estética

 

Sabia que é possível refrescar a casa ao mesmo tempo em que se dá um “up” na decoração? Investir em alguns tipos de planta é saída ecológica e estética para enfrentar temperaturas nas alturas.

Espalhar plantas pela casa são estratégias simples para deixar o espaço mais fresco, pois aumenta a umidade do ar devido a uma maior quantidade de vegetação. Além de serem decorativas, trazer a natureza para dentro de casa tornam os ambientes mais vívidos, acolhedores e um refúgio do caos urbano.

E para deixar a casa realmente fresquinha, não basta uma planta, é preciso ter um certo volume. As folhagens grandes são uma ótima opção para reter a umidade, plantas como o Xanadú, Costela de Adão, Pacová, Alocasia ficam lindas combinadas com vasos de portes e formatos diferentes. E plantas pendentes como as jiboias, heras, sissus, chifre de veado, lambari e columeias são uma boa escolha para otimizar o espaço, e ficam muito mais charmosas acompanhadas de hangers e suportes de teto.

Para aqueles que querem aderir a “selva urbana” dentro de casa, árvore de Fícus Lyratae a Strelitzia Nicolai (a quem chame de bananeira gigante) são opções de grande porte que ficam perfeitas na decoração. Em caso de janelas com grande incidência de sol uma solução é uma cortina de plantas pendentes, como  Hipsalis e Aspargo, que além de serem resistentes ao sol, dão um efeito lindo.

Quanto maior a planta, maior o frescor que elas proporcionam. Para varandas, uma boa saída seria um jardim estilo provençal, compondo com vasos rústicos de formatos diferentes e usando plantas como: jasmim, manacá, roseira, bouganville, mil cores e também frutíferas como: limoeiro, laranjeira, amoreira, pé de romã e vários outras possíveis, criando um clima aconchegante, cheio de aromas.

E como no início surgem algumas dificuldades e receios de errar, o indicado é buscar uma consultoria botânica. A administradora e paisagista, Marina Tadeu, da loja Botânica do Mercado, que além das plantas e acessórios que são vendidos na loja, oferece paisagismo de interiores e de pequenos ambientes externos para aqueles que estão em busca decoração viva e em movimento. “Pra manter tudo lindo e saudável, ensinamos como cuidar e damos uma manutenção semanal”, conta Marina.
E sem esquecer do cuidado redobrado! A manutenção é o segredo para garantir o visual bonito das plantas, que além de adorar um solzinho, precisam de muita água.

Leia mais:

Botânica do Mercado

Mercado Distrital do Cruzeiro

Rua Ouro Fino, 452 – Cruzeiro

Leia mais:

Corrida de avião

Destrinchando

Destrinchando

Anterior

GALERIA Genesco Murta

Próximo

Atenção à pele dos idosos