DestaquesFoodThiago Chiericatti

Penne all’arrabbiata

Penne all’arrabbiata

Por Chefe Thiago Chiericatti

Penne all’arrabbiata é um prato típico italiano, feito com massa do tipo penne, coberta por um molho feito com alho, tomates e chili, refogado com azeite e com salsa picada por cima.
Penne all'arrabbiata

O molho é chamado de all’arrabbiata por causa da pimenta forte que contém (arrabbiato, em italiano, significa “irritado”).

O penne all’arrabiata faz parte da tradição da culinária romana, apesar de ser também preparado em outras regiões italianas. Um prato simples com sabor muito forte. Dizem que este “primo piatto” representa de alguma forma a essência dos romanos: passionais, apreciadores de um bom prato, e às vezes, um pouco “irritados”.
A atribuição do nome “arrabiata” ao prato vem do fato de que, quando ficamos com raiva ficamos vermelho, então comer essa massa, significa que por conta da pimenta malagueta, você pode ficar com o rosto vermelho.
INGREDIENTES:
500gr massa tipo penne
1 colher (sopa) de azeite de oliva extravirgem
1 cebola picada
4 dentes de alho fatiados
1 e 1/2 colher (chá) de pimenta calabresa
1 pitada de sal
Pimenta-do-reino moída na hora a gosto
2/3 xícara (160 ml) de vinho tinto
4 xícaras (960 g) de tomates pelados (em lata)
6 folhas de salsinha fresca
PREPARO:
Cozinhe a massa conforme as instruções da embalagem. Reserve.
Esquente o azeite extravirgem em uma frigideira grande e refogue a cebola e o alho até que fique douradas.
Adicione a pimenta calabresa e pimenta-do-reino, vinho e sal.

Deixe ferver até que o vinho seja reduzido pela metade. Em seguida, adicione os tomates. Cozinhe por 10 minutos e acrescente as folhas de salsinha. Depois, acrescente a massa cozida e polvilhe generosamente com queijo e salsa. Sirva imediatamente.

Thiago Chiericatti

Thiago Chiericatti

Thiago Chiericatti já esteve a frente de grandes restaurantes em Belo Horizonte e na Itália. Passando pelo restaurante topo do mundo, Vila Floriano e o respeitado Giussepe Trattoria em Milão. O chef Chiericatti está em grande evidencia no mercado da gastronomia por sempre ser ousado em arriscar novas receitas.

Anterior

Customizando gente

Próximo

francesas