DestaquesRaissa Fortes

Peaky Blinders

Peaky Blinders

Peaky Blinders 5

Destrinchando

Por Raissa Fortes

Em tempos de chuva, nada melhor que aquela maratona de séries regada a muita pipoca. O último vício foi a série Peaky Blinders que se passa na Grã-Bretanha de 1919 e conta a história de uma gangue de origem cigana que prospera no rescaldo da Primeira Guerra, através do comércio ilegal de armas e de atividades do submundo do crime.

A série foi inspirada em uma gangue que realmente existiu e reza a lenda que usavam lâminas de barbear em seus chapéus de pico, além de cortar os olhos de seus inimigos com requintes de crueldade. O pano de fundo é a Europa pós-guerra e a revolução cultural que estava ocorrendo em áreas como a moda, literatura, arte e decoração que afetou o comportamento da sociedade então vigente.

Os aviões já estavam em plena circulação comercial, os automóveis ganhavam mais tecnologia, o cinema deixava de ser mudo, o jazz e o blues dominavam o cenário musical, uma vigorosa dança chamada Charleston surgia, Coco Chanel inspirava e ditava moda, e o Art Déco era protagonista, deixando para trás o design clássico e vitoriano do século XIX.

O novo estilo era marcado por linhas circulares ou retas estilizadas, uso de formas geométricas, ilustrações abstratas, tons perolados e dourados. O Art Déco sofreu influências da arte oriental, egípcia, asteca e reunia características de movimentos artísticos como o cubismo, futurismo, construtivismo e modernismo. Materiais mais modernos como bronze, mármore, prata e o betão armado (concreto) eram usados na decoração e arquitetura, e nomes como o do arquiteto francês Le Corbusier já marcavam história.

Dessa forma, Peaky Blinders é um convite a vivenciar o glamour dos anos 20, através dos carismáticos personagens da família Shelby, regado a muitas armadilhas, reviravoltas e navalhas no melhor do estilo britânico.

Veja as fotos:

Peaky Blinders

Peaky Blinders 1

Peaky Blinders 2

Peaky Blinders 3

Peaky Blinders 4

Peaky Blinders 5

Peaky Blinders 6

Peaky Blinders 7

Peaky Blinders 8

Peaky Blinders 9

Peaky Blinders 10

Gostou da matéria? Então me segue lá nas redes sociais @raissafortesdesign.

Se você tem dúvidas e sugestões, mande seu e-mail para raissafortes@hotmail.com.

Beijuss e até!

Leia mais:

Musthavee

Qual sua trilha sonora do momento

Raissa Fortes

Raissa Fortes

Raissa Fortes é Designer de Ambientes, Desenhista, Advogada, observadora e curiosa, entusiasta do Design, das Artes e do comportamento humano.

Resultados no seu corpo com facilidade 1
Anterior

Resultados no seu corpo com facilidade

Além da Páscoa
Próximo

Além da Páscoa