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Oleaginosas para dieta

Oleaginosas para dieta

Oleaginosas para dieta 1

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A medida em que a ciência comprova que alguns tipos de gorduras são melhores do que outras e que ácidos graxos insaturados trazem uma serie de benefícios ao organismo, as oleaginosas vão ganhando mais espaço na dieta brasileira. Sementes oleaginosas incluem castanhas, avelãs, amendoim, entre outras.

As oleaginosas são ricas em nutrientes que trazem vários benefícios à saúde, como gorduras monoinsaturada e polinsaturada, vitaminas e minerais, e alto poder antioxidante. Por serem bastante calóricas, é preciso saber como introduzir na dieta para desfrutar de seus benefícios sem ter problemas com a balança.

Abaixo vamos falar sobre cada tipo de oleaginosa, seus benefícios, e quantidades adequadas a serem consumidas por dia.

Amendoim

O amendoim é um alimento extremamente rico em gorduras e proteínas e com baixo carboidrato.

Uma porção de 100g de amendoim fornece cerca de 560 calorias, sendo: 49g de gorduras, 26g de proteínas, e apenas 16g de carboidratos. O amendoim não contém colesterol.

Por conter proteínas formadas por aminoácidos, o amendoim é um ótimo aliado no ganho de massa muscular para praticantes de atividades físicas.

O amendoim também contém quantidades consideráveis de antioxidantes, sendo eles: polifenóis, acido p-cumarico e a vitamina E que é outro potente antioxidante.

Rico em gorduras boas, como omega-6 e ácido graxo, benéficas a saúde. Agora que você sabe um pouco sobre o amendoim, esta na hora de começar a introduzir na sua dieta!

São várias opções: amendoim torrado, pasta de amendoim, farinha de amendoim, paçoca sem açúcar, barrinhas.

Avelã

Avelãs são uma excelente fonte de proteínas, fibras, vitaminas e minerais essenciais. Contém fitoesterois que são uns dos antioxidantes mais poderosos da natureza.

Ricas em gorduras insaturadas, ajuda a reduzir o colesterol ruim(LDL), e aumentar o colesterol bom(HDL). As avelãs contém alto teor de vitamina E, que é grande aliada da saúde da pele, unhas e cabelos. Essa vitamina também melhora o metabolismo energético, favorecendo a mobilização das reservas de gorduras.

O cálcio, magnésio e potássio presentes na avelã atuam na regulação da pressão arterial. Cada avelã contém 6,3 calorias. Dez unidades ao dia são suficientes para obter seus benefícios.

Castanha de caju

A castanha de caju contém zinco, um mineral que exerce uma serie de funções importantes no organismo e é fundamental para prevenir a anemia.

Proteção ao sistema cardiovascular, função antioxidante, equilíbrio hormonal, fortalecimento do sistema imunológico também são alguns de seus benefícios. Para os praticantes de atividades físicas, a castanha de caju auxilia no crescimento e regeneração muscular.

Uma porção de 1/4 de xícara da castanha já é suficiente para obter seus benefícios, o equivalente a 162 calorias.

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