DestaquesDestrinchando

Obra de Picasso uma das artes mais famosas do século 20

Obra de Picasso uma das artes mais famosas do século 20

Destrinchando

Por Rachel Capucio

Pablo Ruiz Picasso (Málaga, 25 de outubro de 1881 — Mougins, 8 de abril de 1973), foi um pintor espanhol, escultor, ceramista, cenógrafo, poeta e dramaturgo que passou a maior parte da sua vida na França. É conhecido como o co-fundador do cubismo- ao lado de Georges Braque -, inventor da escultura construída, o inventor da colagem e pela variedade de estilos que ajudou a desenvolver e explorar. Dentre as suas obras mais famosas está o quadro cubista, Guernica (1937).

Tal mural, é uma das obras de arte mais famosas do século 20. A pintura expressa, o caos e o sofrimento causados pelo bombardeio da cidade espanhola de Guernica por aviões nazistas durante a Guerra Civil Espanhola, em 1937. O ataque ocorreu como suporte ao general Francisco Franco, politicamente alinhado a Hitler e que combatia tropas republicanas que se encontravam instaladas na cidade.

A agressão contra Guernica teria chocado imensamente Picasso, que transpôs para uma tela de 3,49 metros de altura e 7,77 metros de largura a sua visão sobre o horror daquele ataque aéreo, com corpos mutilados, seres humanos tombados no solo e muitas expressões de desespero.

Ao observarmos a tela deparamos com figuras que expressam aflição, dor, insegurança, sofrimento, como a mulher com a criança no colo e o cavalo. Picasso usou somente cores neutras, pois não poderia optar por cores vivas com tanto horror e a destruição causados pela guerra.

Algumas figuras como a flor, o touro e a mão que segura uma lamparina, são símbolos que estão carregados de significados, que nos remetem à interpretações diversas. São figuras que no conjunto da obra nos dão a idéia da luta, da violência no vilarejo e ao mesmo tempo representam o recomeço, a esperança de um povo que foi massacrado. Esta obra-prima é hoje uma das principais atrações do Museu Reina Sofía, em Madri, na Espanha.

Rachel Capucio

Rachel Capucio

Rachel Capucio de Paula e Silva é advogada, graduada pelo Centro Universitário de Belo Horizonte(UNI-BH), pós-graduada em Direito do Estado (Universidade Anhanguera/Uniderp) e em Ciências Criminais ( Faculdade de Direito Padre Arnaldo Janssen).

Anterior

Grife lança campanha com modelo virtual

Próximo

Profissionais autônomos. Como colocar preços em produtos e serviços