Blenda GirardiDestaquesFitness

Obesidade no Brasil

Obesidade no Brasil

Obesidade no Brasil

Por Blenda Girardi

A Obesidade pode começar com alguns quilinhos extras, escondendo muitas vezes hábitos cotidianos Confira;

Você já deve ter ouvido uma frase muito repetida por aí: ‘Ninguém está acima do peso por que quer.’ Segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, a “obesidade é considerada doença crônica. E que afeta cada vez mais pessoas no mundo todo.” A Organização Mundial de Saúde (OMS) aponta como um dos maiores problemas de saúde pública no planeta. De acordo com a OMS, “numa projeção, em 2025, cerca de 2,3 bilhões de adultos estejam com sobrepeso; e mais de 700 milhões, obesos.” Isso, em adultos. Hoje, não entraremos na obesidade infantil.

Atrelado à Obesidade, vem uma série de outros problemas, não somente na saúde, mas de ordem psicológica e social. Enfim. Obesidade não é bem-vinda. Não se trata de aparência. É uma questão vital, saúde mesmo. Nos dados da OMS, a obesidade em nosso país não para de crescer, infelizmente. Alguns levantamentos apontam que mais de 50% da população está acima do peso, ou seja, na faixa de sobrepeso e obesidade. E repito: dados em adultos apenas. É necessário estarmos alertas.

A Obesidade vem muitas vezes silenciosa, disfarçada de maravilhosos doces, quitutes e hábitos alimentares desregrados, dietas feitas sem acompanhamento profissional, e diversos outros fatores além. Junto a isso uma vida sedentária, está formado um prato cheio para o peso extra e saúde comprometida.

Assuntos, pesquisas, dados, estatísticas, medicamentos. Cada hora é uma equipe enorme de profissionais em busca de uma solução. Algo precisa ser feito. Para se ter uma ideia, o custo todo atribuído à Obesidade foi tema de um congresso nos Estados Unidos em 2014. Esse congresso apresentou dados tão alarmantes que até hoje, repercute. Para a ABESO (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica), “o levantamento apontou 1,4 trilhões de custo com a Obesidade somente nos Estados Unidos”.

Se procurarmos mais, veremos mais outros dados surpreendentes. As notícias relacionadas à Obesidade não são nada animadoras. Mas calma. Esse assunto não á para deixar ninguém aflito. A vida de hoje está muito corrida, é verdade. Porém, sem saúde, ninguém vai pra lugar nenhum.

Mas então, como saber se estamos com sobrepeso ou na faixa de risco propriamente? Sempre ele: o seu nutricionista, médico, enfim; o profissional competente. A Obesidade pode começar com alguns quilinhos extras, escondendo muitas vezes hábitos cotidianos que a longo prazo, terão sérios riscos para a saúde.

Portanto, fica a sugestão: inclua em seu check up anual uma visita ao nutricionista, para fins muito além da estética. Conversem a respeito. Entenda mais do assunto, pois é amplo e sério para ser levado apenas como uma aparência por si só. Saúde é coisa séria.

Blenda Girardi

Blenda Girardi

Bailarina profissional há mais de 20 anos. Primeira bailarina clássica em sua companhia em Belo Horizonte/MG aos 19 anos e posteriormente, dedicou-se a todos os outros estilos de dança. (Jazz, contemporâneo, jazz funk, hip hop,
samba, musicais, etc). Formada também em Educação Física, estudante de teatro e canto atualmente.

Trabalha em programas de tv, como o ‘Domingão do Faustão’, da Rede Globo de Televisão, nos quadros que necessitam de bailarinos., fotografa como modelo para campanhas, etc.

Tem um solo show intitulado ‘Samba De Ponta’; que é um misto de samba com ballet nas sapatilhas de ponta, fazendo apresentações em eventos nacionais e internacionais. Destaque para o encerramento da Copa do Mundo de Judô, transmitido ao vivo pelo SPORTV, canais Globo.

Anterior

Ano do galo

Próximo

Perfumes Masculinos