DestaquesDestrinchando

O que são biojóias ou ecojóias

O que são biojóias ou ecojóias

vk

As Biojóias ou ecojóias são peças artesanais, com design diferenciado e fino acabamento, produzidas com materiais extraídos da natureza, tais como: sementes, fibras naturais, casca de coco, frutos secos, conchas, madrepérola, capim, madeira, ossos, penas, escamas, dentre outros.

Esses materiais são retirados da Mãe natureza sem causar quaisquer prejuízos à mesma, a busca de matérias-primas é feita de maneira sustentável: não agride o meio ambiente e nem o meio social, e possibilita a produção de peças que sejam viáveis para a comercialização.

As biojóias valorizam a cultura brasileira, pois resgatam elementos da história, crenças, valores e tradições do nosso povo, levando em consideração os aspectos regionais. Na produção de biojóias há o predomínio da utilização de materiais naturais associados aos elementos com o ouro, pedras preciosas e semipreciosas ou outros materiais nobres transformam as biojóias em produtos com alto valor, reconhecidas como “joias naturais”.

Trata-se, portanto, de criações artísticas tipicamente brasileiras, que aproveitam a riqueza de cores, texturas e formas da flora brasileira para criação de peças, promovendo a sustentabilidade e a valorização cultural nacional.

Uma grande diferença entre as biojóias e as bijuterias é que cada peça é única. Enquanto que as demais peças em geral são produzidas de forma industrial e em grande escala.  Por serem derivadas de materiais naturais sempre apresentam variações nos seus detalhes, nas cores e formas, proporcionando a cada peça uma personalidade exclusiva.

As biojóias são produzidas por artesãos que elaboram diferentes tipos de peças como colares, brincos, anéis, pulseiras, pingentes, braceletes, entre outras. Já existe no mercado o profissional conhecido como “Biodesigner”. Este profissional assessora o artesão para que a busca por insumos na natureza se realize dentro de parâmetros de responsabilidade com o meio ambiente e também orienta quanto aos cuidados necessários para que tenham qualidade e durabilidade, uma vez que as matérias-primas devem estar livres de fungos.

Quem usa uma biojóia carrega consigo muito mais do que um simples acessório, pois ao portar um desses elementos a pessoa está levando consigo o valor e admiração pela nossa preciosa natureza.

Leia mais:

Cirurgia bariátrica tire todas suas dúvidas

Rachel Capucio

Rachel Capucio

Rachel Capucio de Paula e Silva é advogada, graduada pelo Centro Universitário de Belo Horizonte(UNI-BH), pós-graduada em Direito do Estado (Universidade Anhanguera/Uniderp) e em Ciências Criminais ( Faculdade de Direito Padre Arnaldo Janssen).

Anterior

Cirurgia bariátrica tire todas suas dúvidas

Próximo

Como cuidar de acessórios masculinos