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O que é nutrição esportiva e quais são seus objetivos

O que é nutrição esportiva e quais são seus objetivos

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Cristina Marques – Por Rachel Capucio

A nutrição é fundamental para a vida de qualquer pessoa que pratica atividade física, independentemente da sua intensidade. Uma alimentação correta garante resultados positivos e evita problemas como lesões e gripes. A nutricionista funcional Cristina Marques, respondeu algumas questões sobre o assunto:

1. O que é a nutrição esportiva?

Para começar é importante esclarecer que o nutricionista é o profissional que tem conhecimentos e habilidades sobre a avaliação do estado nutricional do paciente, e que desenvolve planos de alimentação para melhorar a saúde como um todo. A nutrição esportiva é a especialização que atende a todos aqueles que fazem algum tipo de exercício físico, não importando a modalidade e intensidade realizada e buscam melhoraria de desempenho.

2. Qual a importância de procurar um nutricionista quando se faz uma atividade física?

Muitas vezes o aluno ingressa em uma atividade física com objetivos específicos como por exemplo ganho de massa ou perda de gordura corporal. A nutrição viabiliza que esse aluno consiga alcançar seus objetivos mais rápido. Ajustar gasto calórico, quais tipos de alimentos são melhores, qual quantidade e horário fazem muita diferença na hora da prática da atividade física.

3. Quem faz atividade física, necessariamente, precisa recorrer ao suplemento?

Não. Algumas pessoas precisam sim suplementar, mas é sempre indicado de acordo com a individualidade. A indicação de suplemento deve ser sempre feita por profissionais da saúde. Há riscos a saúde se o uso for indevido.

4. O que é importante observar no pré-treino para quem pratica atividade física com intensidade leve ou moderada?

Importante observar :

Primeiro o objetivo: se é perda de gordura ou ganho de massa ou melhora da performance. Depois o nível de desempenho, se está ficando muito cansado ou mantendo bem o ritmo?Existe alguma lesão em tratamento?Sente cansaço extremo ou tontura em algum momento? Essas são algumas das premissas. A prescrição é muito individualizada, depende de toda a alimentação do dia. Mas sempre algo leve como uma fruta ou uma fonte proteica leve como queijo ou iogurte e hidratação.

5. Treinar em jejum é indicado?

Depende, para muitos sim. Para outros é terrível. Somente com o objetivo do treino e a composição física do paciente podemos indicar, se necessário, algum tipo de jejum.

6. Na questão de hidratação, a água deve ser tomada antes, durante ou depois do treino? A hidratação é de extrema importância quando praticamos atividades físicas, uma vez que nosso corpo elimina grande quantidade de água e sais minerais por meio do suor. Ainda é fator fundamental para o bom desempenho na atividade física. Deve ser realizada antes, durante e depois dos treinos.

7. E qual é a melhor opção para se hidratar: água ou isotônico?

Água é sempre a primeira opção mas em alguns esportes de alta intensidade e média o uso de isotônicos é recomendado pela perda de minerais e eletrólitos. Aconselho a optarem por água de coco natural, excelente isotônico natural.

8. Em relação ao volume de atividade física, qual seria uma média saudável para absorver os resultados?

Todos os dias! Somos muito propensos a ficarmos parados, sentados. Mas o mínimo para obter resultados seria de 2 a 3 vezes na semana

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Rachel Capucio

Rachel Capucio

Rachel Capucio de Paula e Silva é advogada, graduada pelo Centro Universitário de Belo Horizonte(UNI-BH), pós-graduada em Direito do Estado (Universidade Anhanguera/Uniderp) e em Ciências Criminais ( Faculdade de Direito Padre Arnaldo Janssen).

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