DestaquesDestrinchando

O mecanismo

O mecanismo

O mecanismo 3

Destrinchando

A série O Mecanismo, lançada em março pela Netflix, chegou causando polêmica nas redes sociais e movimentando o cenário político brasileiro.

Dirigida por José Padilha, o mesmo diretor de “Tropa de Elite” e produtor de “Narcos” ela narra, em oito episódios de cerca de 40 minutos cada, os fatos da operação Lava Jato.

Com Selton Mello no papel principal de Marco Ruffo, um delegado aposentado da Polícia Federal, e Carol Abras como Verena Cardoni, sua aprendiz, a série mostra o desenrolar das maiores investigações de desvio e lavagem de dinheiro da história do País.

Acusado por movimentos sociais de divulgar informações falsas, o seriado gerou protestos que foram desde o cancelamento de assinaturas da Netflix, até uma declaração pública de Dilma Rousseff, que o apontou como propagação de mentiras e assassinar reputações.

Fato é que nem tudo que é mostrado em O Mecanismo aconteceu exatamente como aparece na tela. Mas também não se pode dizer que tudo é falso. A série se baseia em fatos reais, mas os profissionais envolvidos fazem questão de frisar que se trata de uma criação.

Em um momento controverso do enredo, o personagem do ex-presidente Lula usa-se da frase “estancar a sangria”, quando todo mundo sabe que ela ficou conhecida no cenário político pela boca do senador Romero Jucá. Por outro lado, a polêmica em torno da série é compreensível.

Ela mostra o desespero de todos os corruptos com os avanços das investigações e o seu empenho para sair da órbita do juiz Sérgio Moro. Na trama fica evidente o objetivo dos envolvidos nos esquemas em tentar, ao serem descobertos, transformar o

Supremo Tribunal Federal (STF) num órgão acobertador de seus crimes. Fato é que O Mecanismo é uma série para o povo brasileiro, embora seja exibida em 190 países. Vale a pena assistir, principalmente, pelo momento em que o Brasil está passando.

O enredo, mesmo que tenha sido bastante criticado por retratar falsos acontecimentos, é bastante esclarecedor sobre o que vem se passando no Planalto, na Justiça e na Polícia Federal. Com eleições presidenciais se aproximando, informação nunca é demais.

Leia mais:

Whey protein concentrado

Sandro Dias

Destrinchando

Destrinchando

Emagrecimento
Anterior

Emagrecimento

Queda de cabelo masculino
Próximo

Queda de cabelo masculino