DestaquesDestrinchando

O maior grafite do mundo é do brasileiro Eduardo Kobra

O maior grafite do mundo é do brasileiro Eduardo Kobra

Destrinchando

Por Rachel Capucio

O maior mural de arte urbana no mundo é, agora, de um brasileiro. Intitulado Etnias, a obra é do artista Eduardo Kobra e foi feita no Rio de Janeiro, especialmente para as Olimpíadas 2016.

O grafite é um tipo de manifestação artística surgida em Nova York, na década de 1970. Consiste em um movimento organizado nas artes plásticas, em que o artista cria uma linguagem intencional para interferir na cidade, aproveitando os espaços públicos para a crítica social.

Kobra é um dos artistas mais importantes do grafite brasileiro. Nascido em São Paulo, começou sua carreira como pichador artístico, depois se tornou grafiteiro e hoje é considerado um muralista. Em 2011, foi premiado no Sarasota Chalk Festival, o maior evento de arte 3D no mundo. É conhecido por usar cores fortes e a técnica 3D sobre pavimento.

O mural Etnias, batizado como “Todos somos um”, é um painel situado no bairro da Gamboa, na Zona Central da cidade do Rio de Janeiro. Com 15 metros de altura e 170 metros de comprimento, foi pintado na fachada de um antigo armazém em virtude dos Jogos Olímpicos de Verão de 2016.
Situa-se em frente à Parada dos Navios/Valongo do VLT Carioca, na Orla Conde. Seu principal tema é a união dos povos da terra e da diversidade dos grupos étnicos dos cinco continentes.

Para a pintura do painel, foram utilizados 180 baldes de tinta acrílica, 2,8 mil latas de spray e sete elevadores hidráulicos. O mural retrata um povo de mcada continente: os huli, da Nova Guiné; os mursi, da Etiópia; os kayin, dom Myanmar e da Tailândia; os supi, da Lapônia; e os tapajós, do Brasil.

De acordo com o jornal O Globo, a obra foi uma encomenda do Comitê Olímpico Internacional (COI), do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e da prefeitura do Rio. Além disso, ela faz parte do Boulevard Olímpico, área de eventos durante os Jogos. Em 2016 o Guinness Book foi contatado para registrar o recorde do Brasil.

Leia mais:

Racionais MC’s

Rachel Capucio

Rachel Capucio

Rachel Capucio de Paula e Silva é advogada, graduada pelo Centro Universitário de Belo Horizonte(UNI-BH), pós-graduada em Direito do Estado (Universidade Anhanguera/Uniderp) e em Ciências Criminais ( Faculdade de Direito Padre Arnaldo Janssen).

Anterior

Perca de peso confira alimentos ideais

Próximo

Carnaval. Quais os cuidados para levar seu cachorro