DestaquesDestrinchando

O doce e a Tpm

O doce e a Tpm

Destrinchando

Por Rachel Capucio

Um fenômeno muito comum entre as mulheres é a vontade descontrolada de comer doce naqueles dias que antecedem a menstruação, também chamado de período pré- menstrual.

Para muitas, um pequeno pedaço de chocolate depois do almoço já é suficiente, mas outras só irão se sentir saciadas após finalizar uma barra de chocolate.

A explicação que encontramos para o aumento do apetite, principalmente por este tipo de alimento, é devido há uma alteração da liberação de alguns neurotransmissores nesta fase. A serotonina, que é o hormônio do bem-estar, fica em baixa e o chocolate contém uma substância que oferece essa reposição, provocando saciedade, explica a ginecologista Erica Mantelli.

Vale ressaltar que o excesso dessas substâncias pode ser prejudicial, levando a alterações intestinais ou ao aumento do açúcar no sangue. Outras opções de produzir serotonina e aliviar os sintomas da TPM, é praticar atividades físicas e ter uma alimentação adequada.

Mas se a vontade estiver grande mesmo assim, a dica é optar sempre por um chocolate 70% cacau ou meio-amargo, controlando assim a quantidade de glicose na circulação
sanguínea, evitando uma liberação excessiva de insulina, hormônio que está associado a inflamações e ao acúmulo de gordura abdominal.

Leia mais:

Chalupas Mexicanas

Rachel Capucio

Rachel Capucio

Rachel Capucio de Paula e Silva é advogada, graduada pelo Centro Universitário de Belo Horizonte(UNI-BH), pós-graduada em Direito do Estado (Universidade Anhanguera/Uniderp) e em Ciências Criminais ( Faculdade de Direito Padre Arnaldo Janssen).

Anterior

Como curar a ressaca rapidinho

Próximo

A Mulher heroína Dos Tempos Modernos