DestaquesDestrinchando

Nostalgia Funny Car

Nostalgia Funny Car.

Um jeito novo de homenagear o velho.

nostalgia4
Os Funny cars se originaram na década de 60, quando os corredores, em busca de mais tração (ainda não existiam pneus lisos), recuaram os motores dos carros, em busca de um melhor centro de gravidade. Com isso, foi necessário se alterar a carroceria dos mesmos, os deixando com uma aparência diferente dos modelos que os derivaram, ficando dessa forma, mais “engraçados”,  ou “Funny”, termo em inglês.Nostalgia Funny Car

As regras para os Funny Cars são bem específicas para a categoria, limitando-se os motores a 500 polegadas cúbicas ou 8.1 litros.

Equipados com cabeçotes de alumínio, não possuem sistema de refrigeração para o motor, que funciona com uma mistura de 85/90% de Nitromentano para 10/15% de Metanol.

nostalgia6

Os sistemas de alimentação são responsáveis pela imensa potência desses carros. Em apenas uma largada (aquecimentos de pneus, alinhamento e puxada) esse carros podem consumir até 58 litros de combustível.

nostalgia5
O interesse pela categoria aumentou muito recentemente, com novas equipes sendo criadas, com vários carros modernos que tem suas carrocerias baseadas em seus predecessores e podemos ver de volta (lá nos EUA) os antigos modelos de Chevrolet Vega, Ford Mustang e Plymouth Barracuda despejando seus quase 8.000 cavalos de potência em carrocerias que remetem a década de 70.

nostalgia2

As carrocerias podem ser feitas de fibra de vidro ou fibra de carbono, sendo a mesma parcialmente destacada do chassi, levantando-se a mesma para o acesso à parte mecânica e aceso do piloto, que usa um chassi totalmente preparado para a categoria, com o assento do piloto em posição central.

nostalgia1

A NHRA (National Hot Rod Association), que cuida dos campeonatos de arrancada e dos maiores eventos de Hot Rods dos Estados Unidos, promoveu campeonatos de “Nostalgia Funny Car” de 1974 até hoje, sendo a categoria uma das mais bonitas, com suas carrocerias levando o público a uma verdadeira viagem ao passado.

nostalgia9

Destrinchando

Destrinchando

Anterior

Trupe

Próximo

Tradicional Carpaccio san Gennaro.