DestaquesLucas Machado

Narcos – Segunda temporada

Narcos – Segunda temporada

Por Lucas Machado

Narcos - Segunda temporada

Assistindo ao segundo episódio do seriado Narcos me veio a cabeça? Pablo Escobar, (1949-1993). Líder durante sua existência do Cartel de Medellín, com sua arte retórica, enganou realmente, todo esse tempo os colombianos, leia-se (Governo e povo) e o mundo? Ou será que a Colômbia sustenta a ideia de que são pobres coitados e vítimas das guerrilhas, em troca de interesses econômicos como financiamento de combate ao narcotráfico?

Foi fazendo essas perguntas que me debrucei na segunda temporada, para assistir os últimos capítulos. Mais do que isso, me dependurei na história de vida do narcotraficante e se você ver a verdadeira literatura que existe sobre ele, incluindo sites Colombianos a série do Netflix seria uma ficção?

Pois pensem comigo. Na primeira temporada era um narcotraficante que construiu seu próprio presídio. Cercado de seus capangas. Suas excentricidades e curiosidades, que eram milhares não são narradas nem na primeira temporada, nem na segunda.

Muito bem feito. Pode se dizer que os novos episódios até se saíram bem melhores, em certos aspectos, do que os anteriores. Além do óbvio foco dos roteiros na reta final da vida de Pablo, os textos conseguem, também, impressionar. Mas apesar da espetacular performance do ator (Wagner Moura) o filme retrata uma realidade que parece que o Netflix quer mostrar.

E com a série só não atingindo pleno potencial, por continuar se concentrando mais no fato do que no emocional – embora a nova temporada tenha chegado mais perto do equilíbrio.

A narrativa é completa e feita com competência porém deixa dúvidas, não só sobre a vida de um homem que virou uma lenda, mesmo sabendo que os efeitos da droga a qual ele comercializava ficou ainda mais forte do que nunca.

Escobar é dono de uma das frases mais reflexivas que na minha opinião deveria ter sido dita no seriado. “Nunca use o produto que você comercializa. Caso ele seja ilícito”. Ele não usava, pelo menos no Netflix.

d7cb0f76f7c462725115f10c849e62d0

 

 

Lucas Machado

Lucas Machado

Escritor, profissional de Marketing e Comunicação.

Anterior

Mousse de Chocolate

Sistema penitenciário 4
Próximo

Sistema penitenciário