DestaquesDestrinchando

Músculos do core

Músculos do core

Músculos do core

Foto: Divulgação

Destrinchando

Treinar os músculos do core, vai muito além de fazer abdominais e ter uma barriga sarada.

Modalidades que exercitam a região do abdômen vão além de conquistar a tão sonhada barriguinha sarada

Treinar os músculos do core – região lombar, pelve e quadril – vai muito além de fazer abdominais e ter uma barriga sarada. De acordo com a educadora física da Cia Athletica, Cláudia Xavier, existem diversas modalidades de exercícios físicos para tonificar esses músculos, que auxiliam no alinhamento da coluna, melhoram a diástase, a postura, a reorganização dos órgãos e a capacidade respiratória. “Outro benefício de treinar o core é evitar lesões em outras práticas esportivas, pois, com o treino, os movimentos ficam mais estáveis. O aluno também desenvolve mais performance por meio dos ganhos de força e potência muscular”, acrescenta.
Entre as modalidades, a especialista destaca a hidro abdominal, prática de exercícios aquáticos com movimentos que acionam toda a musculatura profunda do abdômen e dos músculos que são responsáveis pela estabilidade e movimento do corpo. A atividade utiliza a resistência da água para que a musculatura seja exigida em todas as fases do movimento, promovendo maior fluidez e segurança aos praticantes. Além dos exercícios dinâmicos, as aulas também trabalham técnicas hipopressivas, baseadas posturas e movimentos, que ajudam a diminuir a pressão abdominal, favorecendo a melhoria dos reflexos musculares.
Outra opção de treino abdominal é o Power ABS, que usa técnicas de aprofundamento e tonificação dos músculos dessa região. As aulas são compostas por exercícios e manobras que ativam a musculatura, sem necessariamente produzir movimento na coluna. A manobra de aprofundamento é realizada tracionando o umbigo na direção da coluna vertebral e a de tonificação é realizada levando as costelas em direção à pelve, mantendo a curvatura natural da coluna.
Já a modalidade de Low Pressure Fitness (LPF), é uma técnica de exercícios posturais e respiratórios, executados sistematicamente. A modalidade busca ganho de tônus muscular por meio do fortalecimento da musculatura profunda do abdômen. A atividade é realizada pela combinação de exercícios em aulas de 30 minutos. O LPF diminui pressões sobre a cavidade abdominal e as dores lombares e é muito conhecido por reduzir a circunferência abdominal para se chegar à desejada barriga negativa.
Leia mais:

Tecnologia e psicologia

Saúde física e mental

Destrinchando

Destrinchando

Reportagens sensacionalistas
Anterior

Reportagens sensacionalistas

Passarela do Veste Rio 2018
Próximo

Passarela do Veste Rio 2018